Criação de Centro de Convívio em Tarouquela é aposta da nova autarca local

Felicidade Santos é a presidente da junta de freguesia de Tarouquela, em Cinfães, e revelou à Rádio Montemuro algumas das prioridades para o seu mandato.

A autarca é assistente social de profissão e, também por isso, o setor merece uma atenção particular. Apesar de considerar que o concelho tem uma resposta “bastante satisfatória” na área social, Felicidade Santos entende que há ainda algumas carências na sua freguesia. Por isso, a criação de um Centro de Convívio é uma hipótese que coloca para colmatar a falta de um espaço onde as pessoas, sobretudo os mais idosos, se possam reunir para conviver e, de algum modo, “afastar” a solidão.  A possibilidade que em tempos foi avançada para a criação de um Centro Social local é hoje uma hipótese “quase perdida”, assume.

A presidente da junta de Tarouquela adianta ainda a possibilidade de criação de uma universidade sénior. Outra das preocupações da jovem autarca é a baixa natalidade que se tem registado. Felicidade Santos propõe-se reforçar os apoios que já são disponibilizados para a natalidade pelo município, até porque, este ano, “nasceram apenas 3 crianças na freguesia”, revela. O facto de existir um Centro Escolar na localidade, “um dos melhores do concelho”, sublinha, faz com que a autarca reforce a preocupação com a natalidade. “Sem crianças não há escola”, alerta.

Outra das áreas prioritárias para a nova presidente é a Cultura. A propósito diz que, “se Cinfães é a capital da música, Tarouquela é música!”. O novo executivo promete apostar no ensino musical e ajudar os alunos que queiram aprender música.

Sobre a forma como vai conduzir o seu mandato, Felicidade Santos afirma que vai seguir uma linha de continuidade, elogiando o trabalho desenvolvido pelo seu antecessor, Juvenal Monteiro, que liderou os destinos de Tarouquela durante os 3 últimos mandatos.

A jovem autarca frisa ainda que está a fazer, nesta altura, um diagnóstico mais profundo e exaustivo da freguesia e das suas carências, para dar resposta àquilo que as pessoas precisam e, assim, não defraudar as expectativas dos tarouquelenses que apostaram no seu projeto.

(A Rádio Montemuro está a ouvir os autarcas de freguesia do concelho de Cinfães, eleitos no dia 1 de outubro, sobre as prioridades para cada uma das localidades.)

 

Siga-nos