Educação, Natalidade e Turismo são prioridades em Travanca

Carlos Silveira é o novo presidente da junta de Travanca, no concelho de Cinfães. Eleito a 1 de outubro, nas listas do PS, o autarca define alguns setores como pilares para o futuro da freguesia. A Educação, o aumento da natalidade e o Turismo, através dos desportos de natureza são, segundo Carlos Silveira, prioridades do seu mandato. Em entrevista à Rádio Montemuro dá conta da sua preocupação quanto à continuidade da escola do primeiro ciclo na freguesia, afirmando que lutará pela sua manutenção, uma vez que, o encerramento do estabelecimento “seria uma perda irremediável”, assegura. Para conseguir a manutenção da escola, vai avançar com algumas medidas de incentivo à vinda de alunos de outras localidades. Nesse sentido, promete proporcionar diariamente a todos os alunos um “lanche saudável”, oferecer uma visita de estudo aos finalistas do 4.º ano e um batismo de voo, como prenda. É também intenção do novo autarca criar na sede da junta um centro de explicações para ajudar os alunos no sucesso escolar.

No que respeita à natalidade, Carlos Silveira pretende reforçar o incentivo que a Câmara Municipal disponibiliza, somando 250,00 euros ao valor a distribuir pelo nascimento de cada criança.

No setor do Turismo o destaque vai para o parque de lazer do quilómetro 10 (Km 10), que deverá ser inaugurado até ao final do ano e que é considerado como um local de projeção turística da freguesia de Travanca, sobretudo, aproveitando a prática de desportos radicais que continua em crescendo no curso de água. Aproveitando a vinda de turistas, nomeadamente ligados ao rafting, o autarca pretende criar condições para que possam alojar-se na freguesia, requalificando a antiga escola de Gatão, transformando-a em albergue. O presidente da junta sublinha a mais valia que constitui o rio Paiva, que banha uma parte da localidade e que potencía os valores naturais do território.

Sobre outros investimentos na freguesia de Travanca adianta que a obra de construção da capela mortuária vai para o terreno no inicio do próximo ano. Carlos Silveira recorda ainda a importância do polidesportivo local, “um espaço que incentiva a prática desportiva e o convívio dos habitantes” frisa.

A propósito dos eventos a realizar, além dos habituais, Carlos Silveira revelou à Rádio Montemuro que o parque de lazer do Km 10 vai ser o palco do primeiro Festival da Juventude de Travanca, no próximo verão.

Siga-nos