Agrupamento de Cinfães distinguido na Educação Financeira

O Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, em Cinfães, conquistou mais um prémio no concurso de Educação Financeira, “Todos Contam”, que é promovido pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, onde se juntam a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Banco de Portugal e Comissão de Mercado de Valores Mobiliários. A iniciativa premeia os melhores projetos de educação financeira elaborados nas escolas, e visa a sensibilização dos jovens para a importância das questões financeiras.

Desta vez, o Agrupamento de Cinfães conquistou o prémio continuidade, uma vez que já foi galardoado em 5 das 6 edições do concurso. Os vencedores foram anunciados, na manhã de ontem, na Escola Fernando Pessoa, nos Olivais, em Lisboa. Em declarações à Rádio Montemuro, o diretor do agrupamento cinfanense, Manuel Pereira, deu conta da sua satisfação pelo reconhecimento do trabalho que é desenvolvido na escola.

A participação do Agrupamento de Escolas de Cinfães na iniciativa foi sublinhada pelo Secretário de Estado da Educação. João Costa que referiu, no seu discurso, já “não imaginar a Educação Financeira sem a participação cinfanense”. O governante deu conta ainda de que está em curso um processo que vai tornar a Educação para a Cidadania obrigatória na formação escolar. Segundo João Costa, todos os estabelecimentos de ensino vão ter, obrigatoriamente, no próximo ano letivo, a componente de Educação para a Cidadania no processo educativo. O governante referiu ainda que, para a implementação da temática nos currículos escolares vai contar com o contributo, não apenas daqueles que têm levado a cabo o concurso, mas também das escolas que têm participado. A área financeira vai, assim, ganhar maior importância na alteração curricular que o Ministério de Educação pretende implementar.

O concurso “Todos Contam” promovido pelo Conselho Nacional de Supervisão Financeira conta com a parceria de diversas entidades, onde se contam, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a CCDR-N, o Turismo de Portugal, entre outras e tem como presidente do júri Isabel Alçada. Além do Agrupamento de Escolas de Cinfães, premiado pela 5.ª vez em 6 edições, foi também premiado o Agrupamento de Escolas de Marco de Canaveses. A cerimónia realizada ontem na Escola Fernando Pessoa, em Lisboa, marcou o arranque da Semana da Formação Financeira que decorre no estabelecimento de ensino e que se integra no Plano Nacional de Formação Financeira.

Siga-nos