Ferreiros de Tendais luta por uma secção de bombeiros

A junta de freguesia de Ferreiros de Tendais, no concelho de Cinfães, continua a reivindicar a instalação, na localidade, de uma delegação dos Bombeiros Voluntários de Cinfães. Em entrevista à Rádio Montemuro, o presidente, Constantino Ribeiro, desta vez eleito pelo partido socialista, considera fundamental para a segurança e bem-estar da população, que haja uma resposta de socorro que seja rápida, caso contrário, “enquanto se espera, morre-se!”, sustenta o autarca. A criação da secção de bombeiros poderá passar por um acordo entre a freguesia de Ferreiros de Tendais e a União de Freguesias de Alhões, Bustelo, Gralheira e Ramires e, assim, fazer uma cobertura mais alargada da população na serra de Montemuro. Constantino Ribeiro explica que existe a possibilidade de instalar os serviços num imóvel que, em tempos foi construído com o intuito de ser uma capela, mas cujo projeto não avançou.

A par desta reivindicação, que recupera do primeiro mandato, o presidente da junta dá conta da necessidade de melhorar os acessos a alguns lugares e fazer o calcetamento de caminhos, assim como, da criação de novas acessibilidades a determinadas zonas agrícolas.

O presidente da junta de Ferreiros de Tendais pretende também tirar partido do elevado número de turistas, sobretudo caminheiros, que percorrem a localidade. Para isso, defende a construção, “por iniciativa pública ou privada”, de um parque de campismo que possa contribuir para que os visitantes permaneçam por mais tempo e contribuam para a economia local.

O autarca pretende também ampliar o cemitério, uma obra cujo “projeto está em fase de conclusão e construir uma casa mortuária” revela.

Constantino Ribeiro adianta ainda que a junta vai dar continuidade às políticas que levou a cabo no primeiro mandato, nomeadamente no que respeita ao apoio às famílias. Assim, vai continuar a proporcionar a deslocação de médicos e enfermeiros às habitações de pessoas acamadas, para a prestação de cuidados de saúde essenciais e continuar a apoiar a natalidade, com a atribuição de 150,00 euros por nascimento. Apesar de o número de nascimentos ser reduzido, segundo o autarca, “nasceram, em Ferreiros de Tendais 10 crianças”, nos últimos anos, é intenção do executivo local “criar um jardim de infância para acolher os mais pequenos, enquanto os pais estão a trabalhar”, sublinha.

Apesar de reconhecer que há muito por fazer pela freguesia, Constantino Ribeiro recorda que “já foram realizadas obras importantes como são a requalificação do Largo de Ruivais e a construção do polidesportivo”. O presidente da junta diz acreditar que estão a ser criadas melhores condições para a qualidade de vida da população.

 

Siga-nos