Estudo Prévio do IC 35 está a concurso

A Infraestruturas de Portugal anunciou, no dia 10 de novembro, o lançamento do concurso público para o estudo prévio do troço de ligação da via, entre Rans e Entre-os-Rios, no concelho de Penafiel. De acordo com a informação avançada pela Infraestruturas de Portugal à agência Lusa, o preço base do concurso é de 375 mil euros e tem um prazo de 240 dias. O troço objeto de estudo prévio tem uma extensão de 12 quilómetros e, segundo a IP, “pretende adequar a infraestrutura aos índices de tráfego de procura”.

A Infraestruturas de Portugal reconhece que “o itinerário complementar (IC35) se reveste de primordial importância para o desenvolvimento da região”. Segundo a empresa pública, as obras a efetuar vão “melhorar as condições de acessibilidade, circulação e segurança, o que permitirá promover a melhoria das acessibilidades a zonas comerciais, industriais e escolas, bem como, contribuir para a melhoria da vivência local e a criação de alternativas à rede existente”.

Recorde-se o IC 35, uma nova ligação de Entre-os-Rios à cidade de Penafiel e à A4, em alternativa à atual EN 106, é reclamada pelas autarquias de Cinfães, Castelo de Paiva, Marco de Canaveses e Penafiel há décadas. As populações, os autarcas e os empresários entendem que a falta da via tem limitado, em muito, o desenvolvimento da região.

A construção do Itinerário Complementar 35 chegou a fazer parte de um pacote de obras que tinham sido acordadas entre a administração central e os municípios da região, na sequência da tragédia da ponte de Entre-os-Rios. As promessas sucederam-se por parte dos diversos governos desde o início da década de 90 do século passado. Apesar disso, o facto é que a via-rápida, até agora, nunca passou das palavras. Desta vez, todos esperam que se concretize…

Siga-nos