Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Oliveira do Douro acredita que o projeto Serpa Pinto Discoveries vai dinamizar a economia local

O presidente da junta de Oliveira do Douro, em Cinfães, espera ver concretizados, em breve, vários investimentos que vão contribuir para a promoção e desenvolvimento económico da freguesia.Telmo Osório, reeleito como independente na lista do Partido Socialista, em outubro, em entrevista à Rádio Montemuro, diz-se convicto de que o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população irá passar pela aposta nas infraesruturas turísticas, tirando partido do património natural, histórico e cultural ali existente. Além disso, a melhoria das infraesruturas desportivas, o alargamento da rede de saneamento e abastecimento de água e a melhoria dos acessos às habitações das pessoas com maior dificuldade de mobilidade são apostas do autarca para o atual mandato.

Telmo Osório deposita uma forte esperança no projeto Serpa Pinto Discoveries, a implantar na Quinta do Paço da Serrana, antiga propriedade do explorador cinfanense Serpa Pinto. O presidente da junta de Oliveira do Douro acredita que o empreendimento turístico pode alavancar a economia local e gerar um conjunto de outras ações que promovam o desenvolvimento do território. A par deste projeto, a aldeia de Boassas, classificada como “Aldeia de Portugal”, cuja regeneração urbana deverá avançar em breve, pode constituir-se também como um ponto de maior atração de visitantes. A zona ribeirinha do Douro e do Bestança, o cais de Porto Antigo, assim como as casas de Turismo Rural são também, na opinião do autarca, fatores que merecem destaque no caminho para o futuro de Oliveira do Douro.

O setor social continua na lista de prioridades da junta de Oliveira do Douro. Telmo Osório considera que a resposta é, nesta altura, satisfatória, havendo no entanto ainda, “algumas situações a que é necessário dar resposta” frisa. Para o autarca um dos sinais da melhoria do apoio vem da instituição local. O “Centro Social e de Bem Estar iniciou a atividade com 3 utentes e hoje presta apoio a 15 pessoas. Além da IPSS local, também outras instituições do concelho prestam apoio social. O presidente da junta sublinha o apoio clínico que é prestado à população com o contributo da autarquia e que leva o médico de familia e os cuidados de enfermagem a casa das pessoas com maiores dificuldades na mobilidade.

No plano desportivo, o autarca releva a mais valia que vai constituir a requalificação das infraestruturas do Grupo Desportivo de Oliveira do Douro, com a colocação de um piso de relva sintética e com a beneficiação das instalações. Uma obra que vai avançar ainda este ano. Por outro lado, no que diz respeito ao antigo campo de futebol da Associação Desportiva de Boassas, coletividade que abandonou a competição, Telmo Osório explica que tem sido discutido, no seio do executivo local, o destino a dar ao equipamento. O autarca adianta que existe a possibilidade de criar ali um “centro para a prática de desporto” onde a população possa realizar atividades e que possa também servir de apoio ao empreendimento turístico a criar na Quinta do Paço da Serrana.

O presidente da junta de freguesia de Oliveira do Douro entende que é “notória uma melhoria das condições para a vida da população local, fruto do trabalho desenvolvido no anterior mandato, com o apoio da Câmara Municipal e assegura que vai manter, nestes quatro anos, as políticas de proximidade, dando atenção aos anseios, necessidades e preocupações dos habitantes” conclui.