Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Lugar de Pindelo volta a celebrar o Carnaval

A tradição carnavalesca em Pindelo, na freguesia de Nespereira, no concelho de Cinfães, não se cumpriu nos últimos quatro anos. Este ano, o Grupo Cultural e Desportivo de Pindelo, resolveu fazer renascer a tradição e o desfile vai sair à rua no próximo domingo, dia 11 de fevereiro. A iniciativa resulta agora de uma parceria entre a coletividade local e as associações da freguesia.

Mário Leitão, presidente do  Grupo Cultural e autarca da freguesia de Nespereira, revelou à Rádio Montemuro que o intervalo se deve à “dificuldade, cada vez maior, de arranjar figurantes para o desfile dos carros alegóricos”. Segundo o dirigente, o lugar “que já foi um dos mais populosos da freguesia, tem perdido muita população”, revela. Este despovoamento deve-se “à deslocação das pessoas para as zonas do litoral, sobretudo para a área metropolitana do Porto, onde muitas delas se dedicaram à hotelaria e restauração, sendo hoje proprietários de vários estabelecimentos” adianta Mário Leitão. Pelo facto de grande parte da população natural da freguesia estar a viver na área metropolitana do Porto, “o desfile que, habitualmente se realizava na terça-feira de Carnaval, vai este ano ter lugar no domingo”, explica Mário Leitão.

O Grupo Cultural e Desportivo de Pindelo faz regressar, assim, a tradição da folia carnavalesca. Uma tradição que, em tempos, “chegou a juntar 30 carros alegóricos cheios de figurantes”, revela o dirigente. Este ano o tema do desfile é “As Associações” o que deixa a liberdade criativa à responsabilidade  das  coletividades participantes. O presidente do Grupo Cultural de Pindelo recorda alguns dos temas que já foram retratados no desfile. Mário Leitão sublinha que “houve sempre a preocupação de escolher temas que fossem representativos da cultura, das tradições e da forma de viver da população local. “O ciclo do pão, desde a sementeira do milho até à feitura do pão” e o ciclo do linho, “desde o deitar da semente à terra até à criação de uma peça de vestuário “, são exemplos de manifestações culturais que já foram retratadas no desfile de Carnaval de Pindelo.

Foto: Banco de Imagens pixabay