José Luís Carneiro apresenta reflexão sobre os grupos de ação local

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e presidente da Assembleia Municipal de Baião, vai apresentar no próximo sábado, dia 24 de fevereiro, às 18,30h, na pensão Borges, na vila de Baião, um novo livro com o titulo, “Grupos de Ação Local”, a experiência do “Douro Verde”. Este livro de José Luís Carneiro é um ensaio que aborda o modelo de governação multinível como concretização do princípio da subsidiariedade, adotado desde que os poderes locais e regionais europeus passaram a ter voz na Europa nos fins dos anos 80 e inícios dos anos 90. A publicação centra-se, em concreto, na experiência do “Douro Verde”.

O autor, segundo nota de imprensa do município de Baião, considera que, “a par com os Grupos de Ação Local que nos territórios locais concretizam os valores da proximidade e da participação, os modelos de governação multinível enriquecem o conteúdo democrático e podem ajudar a restabelecer uma nova relação de confiança entre os cidadãos e as instituições locais, regionais, nacionais e europeias”, explica José Luís Carneiro.

A apresentação da obra será seguida de uma reflexão e debate sobre o modo como os Grupos de Ação Local constituem uma metodologia de participação dos cidadãos no processo de construção e execução das estratégias de desenvolvimento local.

Ao autor juntam-se na apresentação deste trabalho, Jorge Ferreira, editor da Caleidoscópio e Cândido Agra, professor universitário. Haverá ainda lugar a intervenções e comentários por parte de Ivone Abreu, professora, Teixeira de Sousa, médico, e de Paulo Pereira, presidente da Câmara de Baião, antes de se abrir o debate aos restantes participantes.

Siga-nos