Ações de fogo controlado na serra de Montemuro

Está em curso o Plano de Fogo Controlado da Serra de Montemuro, no concelho de Cinfães. Até à data, na freguesia de Tendais, já foi efetuada a gestão de 57,84 hectares, parcela de um total de 1 129,21 hectares em que o município pretende intervir durante os próximos 5 anos. Em nota de imprensa, a Câmara Municipal refere que este é o maior plano de fogo controlado de toda a região do Tâmega e Sousa.

O documento foi elaborado em parceria com a Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega e aprovado em reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta a 5 de março de 2018. Segundo nota de imprensa da autarquia, a intervenção “integra-se na estratégia municipal de defesa da floresta contra incêndios e, ao mesmo tempo, pretende promover a renovação das pastagens de forma sustentável”. lê-se.

Os trabalhos realizam-se sob a supervisão de um técnico credenciado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.  O plano, a desenvolver até 2022, engloba as freguesias de Cinfães, São Cristóvão de Nogueira, Tendais e a União de Freguesias de Alhões, Bustelo, Gralheira e Ramires.

(foto CM Cinfães)

Siga-nos