Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Comandante da ANPC deixa mensagem especial aos Bombeiros

O Comandante Nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), deixa uma especial mensagem a todos os Bombeiros, numa semana em que Portugal teve o maior incêndio do ano, em Mação.

“Para todos os Bombeiros:

Estas são apenas mais umas de entre tantas fotos que expressam o desigual, mas nunca evitado combate levado a cabo por estes heróis, bombeiros, contra este incêndio que deflagrou de forma tão simultânea, violenta e sincronizada, como evidente contraponto a uma qualquer eventualidade probabilística da natureza.

Todos sabemos que todos os agentes são essenciais para o combate aos incêndios, mas nesses agentes hoje quero destacar aqueles que combatem diretamente as chamas. Sim quero destacar os BOMBEIROS. Mas os Bombeiros todos, independentemente da origem ou função. Sim os Bombeiros, que são a mais formidável força que existe para fornecer segurança a todos os portugueses nas situações de emergência. E muitas vezes refiro que não interessa a cor do uniforme, pois o sangue é o mesmo e a vontade de cumprir, essa é que é a condição essencial para se fazer parte deste imenso e relevante Exército da Paz.
Neste ultimo evento em Vila de Rei – Mação, presenciei localmente, quando se iniciou a ocorrência, durante e quando a mesma terminou, no Teatro de Operações, o esforço abnegado, o espírito de sacrifício, a coragem física, a determinação e a vontade de que, por muito grande que fosse o desafio, nunca seria suficientemente grande para se lhe virar as costas.
E estes homens e mulheres não viraram as costas a nada, fossem Bombeiros Voluntários, GIPS ou Força Especial de Proteção Civil. Qual força conjunta, corpo único, coordenado e integrado, coeso e empenhado agiram sempre, TODOS, de forma profissional, coerente, abnegada e sobretudo, com o seu desempenho, salvaram a vida de portugueses…
Haverá sempre desconhecimento, gente que não concorda, revoltados e invejosos. Mas nos Bombeiros o que eu vejo sempre é uma vontade de cumprir com profissionalismo, disciplina e na enormíssima maioria dos casos, um espírito de sacrifício e desapego que roça a intrepidez.
Sim, o Comandante Nacional admira e tem uma imensa honra nos “seus” heróis. Porque vendo-os atuar e tendo estado no meio deles neste incêndio de Vila de Rei – Mação, permitem-lhe roubar e usar uma frase do Marechal Montegomery e dizer-lhes também “What Manner Of Men Are These?… They are in fact – men apart – every man an emperor”.