Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Inaugurado mais um Espaço do Cidadão em Marco de Canaveses

Foi inaugurado no passado dia 2 de agosto, na freguesia de Vila Boa do Bispo, Marco de Canaveses, o Espaço do Cidadão. A cerimónia de inauguração contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, da Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte e da Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira entre outros representantes autárquicos.

Luís Goes Pinheiro, Secretário de Estado Adjunto da Modernização Administrativa caraterizou como “Fundamental garantir a presença do estado, e da prestação de serviço junto das populações”, reforçando ” os próprios funcionários das juntas de freguesias podem prestar um conjunto de mais de duas centenas de serviços de diversos departamentos da administração central e isso é possível porque os serviços foram simplificados para poder formar funcionários que não são especializados”.

Já a Presidente Marcoense, Cristina Vieira destaca que ” O espaço Cidadão é um ponto de atendimento descentralizado que reúne serviços de diferentes entidades num só balcão, permite servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo também a literacia digital, por via do apoio assistido, na prestação de serviços públicos digitais”.

No Espaço do Cidadão pode, por exemplo, tratar da sua Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros.

De salientar que este é o oitavo Espaço do Cidadão no município do Marco de Canaveses. Segundo dados estatísticos da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), os Espaços do Cidadão do Concelho, já registaram mais de 8 mil atendimentos. Comparado com o mesmo período do ano passado, verifica-se um aumento dos atendimentos em cerca de 53%.