Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Biscoito da Teixeira volta a ser posto à prova esta quarta feira no concurso ” 7 Maravilhas Doces de Portugal”

O Biscoito da Teixeira de Baião foi o segundo classificado do distrito do Porto no concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal” . O anúncio foi feito em direto durante o programa transmitido pela RTP1 no passado dia 17 de julho.

Amanhã, dia 21 de agosto, o Biscoito da Teixeira volta a passar mais uma prova de fogo. O programa vai ser transmitido em direto a partir das 10 horas, e por volta das 17:30 horas os apresentadores revelarão em direto quais são, dos 18 segundos classificados em prova, os 7 doces que vão diretos à meia final em igualdade de circunstâncias com os primeiros lugares, já apurados de forma direta. O Biscoito é o segundo doce a ser apresentado no programa, por volta das 10:45 horas, e terá o bonito Convento de Santa Maria de Semide, em Miranda do Corvo, como pano de fundo.

O doce tradicional baionense já deixou para trás os conhecidos Pão-de-ló de Margaride (Felgueiras), o Sarrabulho Doce (Lousada), a Sopa Seca de Valongo (Valongo), as Cavacas de Margaride (Felgueiras), e o Leite-creme (Lousada).

O número de votação mantém-se inalterado: 760 107 071 e só é possível votar pelo telefone. A chamada tem um custo de 60 cêntimos + IVA. As votações abrirão às 10 da manhã e encerram às 17h desta quarta feira. Se o Biscoito da Teixeira for um dos 7 doces mais voltados do dia, estará presente na gala da meia final do programa, que se realiza dia 24 de agosto, no próximo sábado, em Arcos de Valdevez, com apresentação de Catarina Furtado. Há semelhança da primeira eliminatória, estará presente uma claque baionense, que foi fortemente elogiada pela sua organização

O Biscoito da Teixeira é um doce regional muito popular no norte de Portugal, maioritariamente na região do Douro. É um bolo com formato retangular e de consistência compacta, não muito doce, mas viciante, tendo um sabor intenso e característico, derivado do uso do limão. Conserva-se por muito tempo, mesmo à temperatura ambiente.