Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Penafiel é a autarquia que tem mais pagamentos em atraso a nível nacional

A Câmara Municipal de Penafiel é o município da região do Tâmega e Sousa com mais pagamentos em atraso, num valor que ultrapassa os 9,3 milhões segundo os dados do último relatório do Conselho de Finanças Públicas. Esta não é uma novidade para a autarquia penafidelense apesar de em relação a dezembro de 2018, a divida ter baixado cerca de 3,3 milhões de euros.

Abaixo estão as autarquias de Vila Real de Santo António (8,6 milhões de euros) e a de Aveiro (com oito milhões de euros). No quarto lugar da lista das câmaras com mais pagamentos em atraso está Paredes, com 5,8 milhões de euros, numa ligeira descida em relação ao semestre anterior.

No relatório elaborado pelo Concelho de Finanças Públicas pode ler-se “a despesa por pagar dos municípios tem aumentado desde o início do ano, apesar da comparação favorável com o 1.º semestre de 2018”, acrescentando “Para esta redução de 19 milhões de euros ao longo da primeira metade do ano (em termos não consolidados), contribuiu a redução do stock de pagamentos em atraso por parte de 34 municípios num total de 24,4 milhões de euros, em particular nos municípios da Nazaré (-16,1 milhões de euros) e Penafiel (-3,3 milhões de euros); sendo que três destes (Alandroal, Paços de Ferreira e Santo Tirso) deixaram de apresentar quaisquer dívidas em atraso. Esta redução mais do que compensou o aumento de 5,8 milhões de euros dos pagamentos em atraso por parte de 25 municípios”.

Entre os municípios da região, Lousada e Valongo são os municípios que não têm qualquer divida.