Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Primeira Sala do Futuro da CIM do Tâmega e Sousa foi inaugurada em Resende

O Centro Escolar de Resende, foi o espaço escolhido para acolher a  Sala do Futuro-Ambiente Educativo Inovador , instalado na região da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa – CIM TS. A cerimónia que teve lugar esta quarta-feira, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, e do restante executivo camarário, do 1.º Secretário da CIM-TS, Telmo Pinto, da Coordenadora do Plano Integrado Inovador do Combate ao Insucesso Escolar, Olga Melo, e do Diretor do Agrupamento de Escolas de Resende, Manuel Luís Tuna.

Para Garcez Trindade, Presidente da Câmara Municipal de Resende,“com esta Sala do Futuro vamos lançar os nossos alunos na tecnologia do futuro, na tecnologia digital. Desde que nos foi apresentado este projeto pela CIM-TS que a Câmara Municipal se disponibilizou de imediato para o acolher, no sentido de desenvolvermos as ações necessárias para esta concretização, de forma a que se crie uma interação digital entre professores e alunos. O futuro é digital e nós temos de acompanhar esta realidade”.

O objetivo deste espaço é segundo a Câmara Municipal de Resende ” constituir um laboratório de aprendizagem e espaço de inovação, para professores e alunos, propício à utilização de novas metodologias”.

Por sua vez, a Coordenadora do Plano Integrado Inovador do Combate ao Insucesso Escolar referiu que “O Plano Integrado Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa, implementado no conjunto dos seus 11 Municípios, está em execução, tendo iniciado no ano passado. Este ano continua e a Sala do Futuro é um investimento que faz parte deste plano”.

O espaço possui, entre outros equipamentos: computadores, tablets, quadro e mesa interativa, máquina de filmar, robots e mobiliário reconfigurável. No que toca ao ambiente formativo, o espaço divide-se em seis áreas distintas: Interagir, Apresentar, Investigar, Criar, Desenvolver e Partilhar, compostas cada uma por determinados equipamentos e tecnologias, que possibilitam aos utilizadores a experimentação de uma nova organização do ensino e da aprendizagem.

A Sala do Futuro encontra-se incluída na Operação 4: Laboratórios de Apoio ao Ensino e Aprendizagem, do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

O PIICIE – TâmegaSousa Educa [Acreditamos em ti] é um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020), Portugal 2020 e pela União Europeia através do Fundo Social Europeu.