Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Na senda de Almansor, a caminho de Santiago.

No dia 20 de outubro a Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico e Cultural de Castelo de Paiva promove o evento, “Na senda de Almansor, a caminho de Santiago!”. A iniciativa integra o programa Dias Europeus dos Caminhos e tem início marcado às 9h, em Almansor, em Castelo de Paiva. O percurso terá uma passagem pelo concelho de Cinfães, onde os participantes passarão por Escamarão, em Souselo, onde farão a travessia de barco para Bitetos em Marco de Canaveses.

O objetivo da organização é percorrer uma etapa do caminho, feito por Almansor (um hijab do Califa de Córdova, que outrora tentou saquear Santiago de Compostela), passar o rio Arda,  para entrar e atravessar o concelho de Castelo de Paiva, no sentido sul – norte, dirigir-se à foz do rio Paiva, transpô-lo e também atravessar o rio Douro de barco desde Escamarão a Bitetos, para terminar no Convento de Alpendorada, já no concelho do Marco de Canaveses, onde haverá uma visita aos claustros e um lanche.

O percurso pode ser realizado a pé, de bicicleta ou a cavalo, e as inscrições estão abertas no site da Câmara Municipal de Cinfães.