Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Precipitação e ventos fortes colocam região do Tâmega e Sousa sob alerta laranja

Segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) Pode contar com céu muito nublado e períodos de chuva, sendo por vezes forte e persistente a partir do meio da tarde. Viseu, Coimbra, Aveiro e Vila Real estão hoje sob aviso amarelo e Porto e Viana do Castelo sob aviso laranja devido ao mau tempo, que se vai fazer sentir principalmente entre as 18 horas e as 06 horas.

Assim, prevê-se:

➡️Precipitação forte e persistente a partir da tarde hoje, 16 de Outubro, prevendo-se que o período mais crítico ocorra entre as 18h00 de hoje e as 06h00 de amanhã, dia 17 de outubro.

➡️Que estejam reunidas condições favoráveis para existirem acumulados de precipitação que podem atingir 80mm/24h no Minho e Douro Litoral.

EFEITOS EXPECTÁVEIS

Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:

➡️Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;

➡️ Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;

➡️Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;

➡️Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;

➡️Danos em estruturas montadas ou suspensas;

➡️Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos;
Possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte;

➡️Deslizamento ou desabamento de terras, pedras ou outras estruturas;

➡️Obstrução de vias de circulação por queda de árvores, deslizamento ou desabamento de terras, pedras ou outras estruturas;

As mínimas subiram ligeiramente hoje, máximas de 18 graus para Cinfães, Celorico de Basto e Penafiel, 19 para Resende, Castelo de Paiva, Amarante, Marco de Canaveses e Lousada, 16 graus para Baião, Felgueiras a chegar hoje aos 17 graus de máxima.