Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Novo ciclo de “Conversas de Pais” tem início hoje nas escolas penafidelenses

Novo ciclo do programa “Conversas de Pais” tem início hoje na Escola Básica de Penafiel Sudeste e na Escola Básica e Secundária de Pinheiro entre as 15 horas e as 20 horas. O objetivo desta “conversa informal” é a promoção do sucesso escolar, assim os pais vão ter a oportunidade de expor e tirar dúvidas, debater assuntos que achem pertinentes e aconselharem-se nestes encontros.

O tema deste primeiro encontro intitula-se “Autonomia e da Flexibilização Curricular: Dúvidas e Desafios Educativos”, e vai tercomo oradora a professora Ariana Cosme, doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto e consultora do Ministério da Educação no projeto autonomia e flexibilidade curricular.

 Mais tarde, no dia 29 às 21 horas , decorrerá, na Escola Secundária de Joaquim de Araújo, a iniciativa com o tema “Respeito e disciplina são conceitos do passado? Estratégias Práticas”, de cujo orador será Tiago Pinto, diretor técnico da Associação de Respostas Terapêuticas – ART. A mesma temática vai ser discutida depois, no dia 30, nas Escolas Básicas de Paço de Sousa (18h30) e de Penafiel Sudeste (21 horas).

Para novembro estão já marcadas três sessões. A primeira vai realizar-se na Escola Secundária de Joaquim de Araújo, no dia 6 às 21h, com a professora Ariana Cosme a abordar novamente o tema da “Autonomia e da Flexibilização Curricular: Dúvidas e Desafios Educativos”. Por sua vez, nos dias 13 e 14, o orador Renato Paiva vai estar nas Escolas Básicas de Paço de Sousa e de Penafiel Sudeste, às 18h30 e 21h respetivamente, para falar sobre “Métodos de Estudo e Estratégias para o Sucesso”.

A atividade, inserida na estratégia educativa do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE-TS), é organizada pelo Município de Penafiel, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e com as escolas aderentes para, essencialmente, aproximar as famílias da realidade da vida escolar dos seus educandos, dando-lhes conhecimento sobre as dinâmicas escolares.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição através do link https://docs.google.com/forms/d/1_eCoOEQvYRx7eRJHDYc0vrI_H4E-9I9g47h9dyMFhc4/edit.