Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Município de Penafiel assinala com várias atividades o 250º aniversário da elevação a cidade

O Município de Penafiel comemora este ano 250 anos de elevação a cidade. A Câmara Municipal de Penafiel preparou um vasto programa cultural de forma a assinalar  a data.

No domingo, dia 5 de janeiro, a Orquestra do Norte organiza na Igreja da Misericórdia um concerto de Ano Novo, com melodias de Johann Strauss.

A Freguesia de Figueira é palco no fim de semana de 11 e 12 de janeiro da encenação do “ O Auto dos Reis Magos, uma iniciativa conjunta da Junta de Freguesia de Lagares, e pelo Grupo de Educação e Natureza. No dia 12 tem lugar o já tradicional encontro de “Cantares das Janeiras” no Pavilhão de Feiras e Exposições e onde vão passar 21 Grupos e Ranchos Folclóricos.

No dia 17 de janeiro, a Biblioteca Municipal de Penafiel acolhe a apresentação dos livros “Contos para pensar” e “Se eu fosse” da autoria de Maria Luísa Santos. A inauguração da exposição “A vida pelas raízes retratos de escritores” da autoria de Ana Loureiro está agendada para o mesmo dia pelas 21 horas.

Mas não só com cultura, se assinala os 250 anos da elevação de Penafiel a cidade. Entre os dias 25 e 26 de janeiro, o “Penafiel Winter Heroes- Convenção de Fitness” a decorrer no Pavilhão de Feiras e Exposições traz a Penafiel, zumba, pilates, bodyattack, e maratona spinnig no crossfit, com a duração de 8 horas entre os atletas.

Penafiel, antes Vila de Arrifana de Sousa, foi elevada a cidade por D. José I, a 3 de março de 1770, assumindo-se assim como uma das cidades mais antigas do país.