Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Ministro da Defesa visitou o município de Baião no âmbito do “Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e Paz”

No âmbito do projeto “Roteiros da Defesa Nacional” os municípios de Baião, Lamego e Vila Real receberam a visita do Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho. Em Baião, o Ministro inteirou-se “do trabalho desenvolvido por alunos baionenses na sequência do “Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e Paz”, projeto que é trabalhado no concelho desde o ano letivo 2016/2017, depois do município ter assinado com o governo um protocolo interministerial, que tinha como objetivo a integração das temáticas da segurança, defesa e paz nos planos curriculares.” Este projeto tem como objetivo envolver a sociedade nas questões de Defesa Nacional, envolvendo também as diversas comunidades, escolas e autarquias. O município de Baião assume-se como o primeiro a implementar este referencial.

O Ministro foi recebido pelo autarca baionense Paulo Pereira nos Paços do Concelho, que elogiou a iniciativa lembrando a importância do “envolvimento da sociedade civil no debate sobre as questões da Defesa Nacional”. O autarca não tem dúvidas de que este “envolvimento entre autarquias e escolas aproxima os cidadãos das Forças Armadas e sensibiliza os jovens para a importância de se manter a Paz, que começa com pequenas atitudes de todos e de cada um”, salientando “ a importância do envolvimento da sociedade civil no debate sobre as questões da Defesa Nacional”. O autarca não tem dúvidas de que este “envolvimento entre autarquias e escolas aproxima os cidadãos das Forças Armadas e sensibiliza os jovens para a importância de se manter a Paz, que começa com pequenas atitudes de todos e de cada um”.

Helena Carreiras, diretora do Instituto da Defesa Nacional referiu que Baião “foi pioneiro na implementação do referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz” e que “serviu de exemplo aos mais de 80 municípios que assinaram já protocolos nesse sentido”. Notou que em Baião se trabalha bem: “a ligação comunidade/escola/autarquia está bem organizadas o que foi fundamental para o sucesso do projeto”.

Seguindo a sua visita para a Escola Básica e Secundária de Baião, onde o esperavam dezenas de alunos e professores, João Gomes Cravinho mostrou-se muito ansioso por ver o trabalho dos estudantes, dando nota, desde logo, que Baião é um “exemplo inspirador que permitiu desenvolver bases e provar que o Referencial da Educação para a Segurança, Defesa e Paz era um projeto sólido e que deveria ser implementado e estendido a mais pontos do país”. Além de um momento musical de receção ao Ministro, houve ainda tempo para conhecer a exposição “Baião pela paz – memórias da minha família” exposição “Baião pela paz – memórias da minha família”, visita guiada, por alunos, à exposição de trabalhos realizados no âmbito do Referencial onde, desde jogos, vídeos e canções originais e 5 minutos de leitura com o ministro e o autarca baionense.

No final da visita o Ministro referiu que “a cultura de Defesa deve muito a Baião” porque o concelho é “um exemplo inspirador que deu frutos noutros pontos do país”, acentuou, dirigindo-se ao presidente da autarquia local, acrescentando que os municípios são “parceiros de primeira importância” nesta estratégia.

O «Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e Paz» foi desenvolvido por uma equipa conjunta do Instituto de Defesa Nacional e da Direção-Geral da Educação, com vista a formar e sensibilizar os alunos no âmbito curricular da Educação para a Cidadania no pré-escolar e nos ensinos básico e secundário.  Aborda, junto das gerações mais jovens, temáticas relacionadas com a vivência escolar e comunitária no processo de construção de regras e de resolução pacífica de conflitos, a educação rodoviária, ou a educação para o risco.

Gomes Cravinho deu conta de que “é necessário continuar a reforçar as temáticas relacionadas com a defesa nacional junto da sociedade”, e alertou para o facto de que a juventude é “uma boa ponte para estabelecer este elo de ligação. Baião tem feito um brilhante trabalho nesse sentido”, rematou.

Fonte: Câmara Municipal de Baião.