Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião 2020 carimba mais uma edição de sucesso

As portas abriram às 19h de sexta-feira e, logo nos primeiros momentos, foi possível reconfirmar porque é que a Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião continua a ser ponto de romaria dos verdadeiros apreciadores da boa qualidade. O evento, que já conta com 15 anos de existência, continua a crescer, e nas primeiras horas do certame a moldura humana preencheu a tenda e o público, na sexta-feira, animado pelo Grupo de Bombos da Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião, pelo Grupo de Concertinas e Bombos de Santiago de Queimada e pela Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere aguçou o paladar, descontraiu , para começar o fim-de-semana de festa.

A hora de almoço de sábado manteve o mesmo ritmo, a tenda lotou os 450 lugares sentados e os comensais, vindos um pouco de todo o país, animaram-se ao som dos Arribamonte e, mais tarde, pelo espetáculo protagonizado pela Academia de Dança Liliana Castro.

Na edição de 2019 mais de 10 mil pessoas visitaram a Feira nos 3 dias do evento, transformando esta festa gastronómica num evento de sucesso, não só pelo volume de negócios gerados, mas também pela grande afluência de público que acabou por visitar não só a Feira mas também todo o concelho, esgotando o alojamento local e os restaurantes baionenses.

Com base nestes números, que todos os anos se superam, Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, dirigiu-se na abertura do evento a todos os participantes e organização dando-lhes conta do orgulho que sente por “todos os anos se construir um evento com esta qualidade”.

O vereador dos Assuntos Económicos, José Lima, e o autarca da União de Freguesias de Campelo e Ovil, Filipe Fonseca, mostraram-se certos de que esta 15ª edição “continuará a afirmar a hospitalidade e a qualidade dos produtos de Baião”.

 

O evento, que junta no mesmo espaço restaurantes, produtos regionais, artesanato e o afamado Vinho Avesso, tem no fumeiro o seu destaque que, como resultado das tradições típicas e gastronómicas dos antepassados das gentes de Baião,  ainda mantém a tradição de se secar à lareira. Logo à entrada, a exposição de fumeiro impressiona, pela quantidade, qualidade e diversidade. Recorde-se que a Câmara Municipal de Baião exige aos produtores níveis de qualidade de excelência durante todas as etapas de produção do fumeiro, fazendo questão de acompanhar todo o processo através de várias vistorias. Só entram na Feira produtos selados, que cumprem as regras higieno-sanitárias impostas pela autarquia, de acordo com a legislação em vigor. Há 15 anos que o certame é reconhecido pela qualidade dos produtos que apresenta, elevando, de ano para ano, os seus níveis de exigência nesta matéria.

Habituado o receber visitas ilustres, a Feira contou no sábado com a presença, entre outras individualidades, da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, que fez questão de almoçar no recinto, depois de visitar os produtores presentes. A governante mostrou-se “encantada” com “a forma genuína como Baião sabe receber e organizar”. Maria do Céu Albuquerque deixou ainda um elogio ao executivo municipal por, “em matérias relacionadas com a Agricultura, ter visão e ideias muito alinhadas com as do Governo”.

A Feira do Fumeiro recebeu no sábado à noite momentos de animação diversificados, com a Associação Cultural de Concertinas do Lameirão e o fadista Emanuel Moura, que juntou ao fado uma pitada de humor, a terem lugar de destaque.

Não faltou fumeiro diverso, o Biscoito da Teixeira, broa de milho confecionada em forno a lenha, licores, compotas, ginjinha, doces e artesanato. Para os que preferiam dar descanso ao Avesso, havia sumo de laranja natural, confecionado com as saborosas Laranjas da Pala e cerveja artesanal, produzida no concelho.

No último dia do certame, as concertinas Joaquim Nogueira e o Festival de Folclore, composto por 6 ranchos folclóricos concelhios, animaram o público.

Autarquia atenta ao surto do COVID-19.

 

A acompanhar o evoluir do Coronavírus, a autarquia baionense preparou, especialmente para o evento, um conjunto de medidas estruturais de prevenção ativa. Estas medidas estão incluídas num plano de contingência elaborado pela Câmara Municipal, de acordo com as orientações da Direção-Geral de Saúde para a organização de eventos públicos. O plano direcionou-se aos visitantes do evento e a trabalhadores que integrados no mesmo. Entre outras medidas, o certame dispôs de reforço de equipamentos de higienização, assim como de informação pública sobre cuidados a ter.