Centro de BTT do Montemuro certificado pela Federação Portuguesa de Ciclismo

O Centro de BTT do Montemuro faz agora parte uma rede de Percursos Cicláveis e Centros “Cyclin’ Portugal”, homologada pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), em parceria com a Turismo de Portugal e o Instituto Português do Desporto e Juventude.

O Centro de BTT do Montemuro, localizado na aldeia da Gralheira, explora os concelhos de Cinfães e também de Resende, sendo composto por duas portas de entrada principais, Gralheira (Cinfães) e Felgueiras (Resende). As três portas de entrada secundárias são em Feirão (Resende), Bustelo/Alhões e Nespereira (Cinfães). É constituído por nove percursos circulares. No total são 122km sinalizados e 302km de percursos disponíveis que percorrem toda a serra de Montemuro, permitindo explorar toda a linha de cumeada e os vales do Bestança, Ardena e Cabrum.

A qualidade dos percursos e acessibilidade dos mesmos garante uma grande atratividade r para um número crescente de praticantes nacionais e estrangeiros, para quem a disponibilidade de infraestruturas adaptadas às suas necessidades, e percursos devidamente selecionados, mapeados e mantidos, são determinantes na escolha do destino. Garantem ainda todas as condições técnicas e logísticas para a prática do ciclismo, nas várias vertentes implementadas, assegurando a funcionalidade e manutenção dos serviços propostos, bem como o respeito por critérios de sustentabilidade na sua construção, seguindo os princípios básicos propostos pela International Mountain Bicycling Association (IMBA) para os percursos de BTT.