Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Município de Marco de Canaveses retira amianto e renova as escolas

A Câmara Municipal de Marco de Canaveses, vai, durante a interrupção letiva, levar a cabo as obras de remodelação e requalificação nas Escolas Básicas de Paredes, na Freguesia de Paredes de Viadores e Manhuncelos, e da Feira Nova, na Freguesia de Bem Viver. As duas intervenções incluem está a retirada de amianto das estruturas.

A remodelação e requalificação da Escola de Paredes acarreta um investimento de 69 mil euros, e contempla a colocação de revestimento exterior para capoto, a substituição da cobertura de amianto e das caixilharias existentes, por materiais com corte térmico, que permitem um maior conforto. Vai ser também substituída a iluminação tradicional por luminárias de tecnologia LED.

Na Escola da Feira Nova está previsto um investimento de cerca de 100 mil euros, e vai abrangir a remodelação e ampliação do edifício escolar, a construção de uma cozinha, de um refeitório e de uma sala polivalente. Será também substituída a cobertura, a iluminação e retiradas algumas placas que contêm amianto.

“A Educação é a nossa grande prioridade pois é o maior fator de desenvolvimento social. A reabilitação do parque escolar vai prosseguir nos próximos anos, numa lógica de manutenção contínua das escolas de proximidade, de criação de condições de educação para todas as crianças e de valorização da comunidade educativa. Para termos no Marco de Canaveses excelentes alunos temos de investir em equipamentos escolares e educativos, mas também em ferramentas tecnológicas, para uma maior motivação de professores e alunos, e contamos sempre com o envolvimento dos pais e de toda a comunidade escolar”, explica Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal.

A Câmara Municipal de Marco de Canaveses têm vindo a realizar várias intervenções nas estruturas escolares do concelho.

EB1 da Carreira
Na Escola Básica de Carreira, em Avessadas, já foram concluídos os trabalhos. Nesta intervenção foi substituído o piso de madeira das salas, da escadaria e dos patamares. Foi também ser requalificado a zona de recreio, colocadas novas balizas e reparadas as casas de banho. As obras representaram um investimento de 9 mil euros.

 

EB1 da Searinha
A Escola Básica da Searinha, no Freixo, verá ser substituído o telhado existente por um novo e reconstruídas as paredes com a retirada das placas metálicas. O piso vai ser revestido a tijoleira, todo o edifício vai ser pintado, assim como, será realizada a redes de águas pluviais na zona do recreio. Estas intervenções têm um valor aproximado de 9 mil euros.
EB1 de Cruz
Quanto à Escola Básica de Cruz, no Torrão, as obras representam um investimento em cerca de 10 mil euros para melhorar o edifício. Será realizada a pintura em toda a estrutura, reparado o passeio exterior, melhorada a rede de vedação e substituída a iluminação para a tecnologia LED. Vai ainda ser fornecido novo mobiliário, designadamente mesas, cadeira e secretárias.
EB1 do Ladário
Na freguesia de Tabuado, a Escola Básica do Ladário beneficiou da instalação de uma base para permitir a colocação de um parque infantil e de obras de manutenção como por exemplo, a pintura do interior da escola.
EB1 da Freita
Na EB1 da Freita, freguesia do Marco, os melhoramentos consistem na reparação de caixilharia em madeira, revisão dos sanitários e sistema de aquecimento e alteração dos cortinados.

Desde outubro de 2017, a contar com estas novas intervenções, A Câmara Municipal de Marco de Canaveses já investiu mais de 1,2 milhões de euros em obras de requalificação e melhoramento das escolas do concelho. O investimento realizado e em curso, assim como as obras que vão iniciar nos próximos meses, fazem parte da estratégia da Autarquia, no âmbito do projeto #SucessoEscolar.