Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Lançado o concurso público para a ampliação do Centro de Interpretação do Românico

Foi publicado em Diário da República, o concurso público de ampliação e regeneração da zona envolvente ao Centro de Interpretação do Românico, localizado em Lousada, com o objetivo de construir um novo espaço interior e exterior “destinado a acolher o acervo patrimonial e atividades culturais da Rota do Românico”, refere em comunicado a Rota do Românico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O projeto “prevê a criação de um espaço-contentor, no miolo do quarteirão, camuflado por um manto verde e sobre o qual serpentearão escadas e rampas, num percurso lúdico entre as duas cotas do lote. A cota alta apresentará diversos espaços de estar e de lazer, enquanto a mais baixa, na única face visível da massa construída, disporá de uma pequena praça, para a qual o edifício do Centro de Interpretação se abrirá.

O espaço interior incluirá várias áreas de armazenagem e de apoio, dispostas em torno da nave central, com destaque para o espaço que permitirá a realização de eventos culturais e para o espaço de arquivo/exposição de bens patrimoniais da Rota do Românico, passível de visita guiada”.

O concurso possui um prazo de execução de 540 dias e um valor base (sem IVA) de 3,2 milhões de euros, cofinanciado por fundos europeus (Norte 2020) e pelo Município de Lousada, 50% cada, aproximadamente. As propostas deverão ser apresentadas nos próximos 30 dias.

O Centro de Interpretação do Românico, aberto ao público no dia 27 de setembro de 2018, é um equipamento turístico-cultural que se afirma como o cenário ideal para iniciar a viagem de descoberta da Rota do Românico e do seu território de influência.

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega, pelo que as principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.