Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Fundo de Emergência Social já apoiou 262 cidadãos marcuenses

Cerca de 262 cidadãos de 122 famílias do Marco de Canaveses, já foram apoiados pela autarquia, no âmbito do Fundo de Emergência Social (FES), um mecanismo de apoio económico direto, de caráter excecional e temporário, a pessoas em situação de vulnerabilidade social residentes no concelho, pensado em articulação com as instituições e respostas sociais locais.

“Uma das primeiras e principais medidas de intervenção municipal no contexto de combate às consequências sociais e familiares provocadas pela pandemia incluiu o
reforço financeiro do Fundo de Emergência Social com mais 200.000€. Este reforço permitiu, apenas em 2020, apoiar 82 famílias, abrangendo 176 pessoas,
despendendo um total de 45.000€”, lê-se no comunicado da autarquia marcuense.
Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal, considera que “o Fundo de Emergência Social do Marco de Canaveses tem demonstrado ser uma resposta essencial no combate à pobreza e à exclusão social, conferindo às pessoas e às famílias marcuenses a dignidade social que as mesmas merecem”.

“Sabemos bem que mesmo depois da resolução do problema de saúde pública, persistirão e, porventura, serão agravadas as dificuldades económicas e sociais das famílias. Por isso, se o aumento de 400% do Fundo de Emergência Social que fizemos em 2020 se manifestar insuficiente, existe disponibilidade para efetuar um novo reforço ao longo deste ano”, garante a edil.

São exemplos de apoios consideradas no âmbito do FES:

– apoio para pagamento de luz, água, saneamento e gás;
– apoio nos pagamentos de rendas em atraso;
– apoio para a aquisição de bens essenciais como alimentação, medicação, óculos, etc. ;
– outros apoios a pessoas em situações sociais vulneráveis;