O Concelho de Penafiel vai reconhecer o vencedor da Copa Libertadores, Abel Ferreira

Ouvir a Notícia

O Município de Penafiel pretende atribuir a medalha de ouro da cidade e tornar o treinador Abel Ferreira cidadão honorário.

O treinador, nascido a 22 de dezembro de 1978 em Penafiel, venceu no passado sábado, o seu primeiro título como treinador profissional, ao liderar o clube brasileiro SE Palmeiras à vitória na Copa Libertadores da América, o equivalente sul-americano da Liga dos Campeões Europeus.

Como forma de reconhecimento, a autarquia de Penafiel aprovou, em reunião do executivo, um voto de louvor ao treinador e anunciou ainda que  vai propor à Assembleia Municipal a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade e do Concelho a Abel Ferreira, assim como o reconhecimento de cidadão honorário.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Abel Ferreira  “elevou o nome de Portugal no panorama do futebol mundial. Em Penafiel sentimos um orgulho imenso nesta vitória. É uma conquista de um nosso conterrâneo, mas é também uma conquista de todos os penafidelenses, que apoiaram e torceram para que tudo corresse da melhor forma. Pelo feito conseguido, a Câmara Municipal não poderia deixar de reconhecer o Abel com a Medalha de Ouro da Cidade e do Concelho, que é sem dúvida muito merecida. Brevemente, esperamos receber o Abel nos Paços do Concelho e realizar  a devida homenagem.”

 

Já após a vitória na final por uma bola a zero do Palmeiras sobre o Santos, o autarca penafidelense congratulou o treinador em nome da população do concelho.

Abel Fernando Moreira Ferreira formou-se e tornou-se jogador profissional (como lateral direito) no FC Penafiel em 1997, onde ficou até 2000 quando se transferiu para o Vitória de Guimarães. Passou mais tarde por clubes como o SC Braga e o Sporting CP.

Depois de terminar a carreira como jogador, Abel Ferreira assumiu-se como treinador da equipa de juniores (sub-19) do Sporting com 34 anos de idade, onde conseguiu vencer o Campeonato Nacional de Juniores (época 2011–2012).

Em 2015, Abel Ferreira foi convidado para assumir o papel de treinador da equipa B do SC Braga, cargo que manteve até abril de 2017, altura em que foi promovido a treinador da equipa principal.

Já em 2019, Abel Ferreira foi anunciado como treinador principal do clube grego PAOK.

Mais tarde, em 2020, foi contratado pelo Palmeiras, o clube brasileiro ao serviço do qual acabou de se tornar campeão da Copa Libertadores da América.

 

 

Fonte foto de capa: SE Palmeiras