Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Covid-19: foram vacinados 400 baionenses na primeira semana

Até dia 28 de fevereiro , foram vacinados contra a Covid-19, 400 utentes baionenses, de idade igual ou superior a 80 anos e maiores de 50 anos, com patologias associadas, nomeadamente doença coronária, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e doença pulmonar obstrutiva crónica.

A vacinação está a ser assegurada por profissionais do Centro de Saúde de Baião, sob a orientação do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Tâmega, em articulação com a Delegada de Saúde de Baião e com o Coordenador Municipal de Proteção Civil de Baião.

No início da semana, o edil baionense, Paulo Pereira lembrou a importância da vacinação decorrer em Baião, para evitar a deslocação dos cidadãos para outros concelhos e assim evitar ajuntamentos. “O início da vacinação é muito importante. Assim será possível proteger a nossa população. Estivemos sempre disponíveis para fazer parte da solução e vamos continuar a trabalhar no que nos for pedido, para proteção e apoio dos baionenses”, notou.

A delegada de Saúde de Baião referiu, também no início da semana, que a convocatória para a vacinação irá realizar-se, diariamente, de forma gradual, sendo muito importante que todos esperem pacientemente pela sua vez. “Compreendemos que as pessoas estão ansiosas para serem chamadas, mas pouco a pouco, isso irá acontecer. Solicitamos que os utentes abrangidos para esta etapa de vacinação, aguardem com serenidade e estejam atentos ao contacto telefónico que irá ser realizado pelos nossos serviços, de forma a ser possível marcar a administração da vacina. Nesta fase, por questões de logística e segurança dos utentes, a vacinação não acontecerá nas suas residências. Pedimos à população que espere com tranquilidade pela sua vez, porque ela vai chegar ”, nota Gabriela Saldanha.

A vacinação está a decorrer junto ao SAP (Serviço de Atendimento Permanente) do Centro de Saúde de Baião, que a autarquia criou para o efeito. A par desta medida, foram também disponibilizados colaboradores para a realização das convocatórias dos cidadãos chamados para vacinação.

A autarquia em colaboração com as juntas de freguesia, e bombeiros,  têm também assegurado o transporte dos utentes para o centro de vacinação.