Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Munícipes de Baião vão poder contar com um projeto piloto na área do transporte público a pedido

Os munícipes de Baião, vão poder contar com um projeto piloto na área do transporte a pedido, um serviço complementar à rede de transportes já existentes, que segundo a autarquia “assenta no serviço de táxis para garantir o funcionamento de rotas de transporte definidas para os principais serviços públicos”, assumindo-se como uma tarifa mais barata.

Por exemplo: uma viagem de Paredes de Baixo (Gôve) para a sede de concelho custa 2,40 euros. Uma viagem de Furacasas (Gestaçô) para a sede de concelho custa 3,60 euros. Uma deslocação de Outoreça (Ovil) para a sede de concelho custa 1,80 euros.

O serviço de transporte a pedido tem circuitos, paragens e horários pré-definidos. No entanto, distingue-se do transporte regular por só circular quando o serviço é previamente solicitado pelo passageiro através de uma central de reservas.

Os percursos só serão realizados se, antecipadamente, o serviço tiver sido pedido e só serão efetuadas paragens nos locais com reserva.

Este é um projeto elaborado pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), enquanto Autoridade de Transportes, e que contou com participação ativa da Câmara Municipal de Baião.

O sistema será implementado em duas fases. A primeira fase vai até 21 de maio e corresponde ao registo de utilizadores. Os interessados em usufruir deste serviço terão que proceder, obrigatória e previamente, ao seu registo, que poderá ser feito através do telefone 255718348.

A segunda etapa, correspondente à efetiva utilização do serviço de transporte a pedido, inicia-se a 24 de maio. Nesta fase, para usufruir do serviço, o passageiro deverá proceder à reserva da sua viagem, o que terá de acontecer até às 15h00 do dia útil anterior ao da viagem. A reserva poderá ser feita através de chamada telefónica para o mesmo número do registo de utilizador – 255718348.

Os circuitos, as paragens, os horários e os tarifários deste serviço estão disponíveis no sítio da internet da CIM do Tâmega e Sousa, acessível em www.cimtamegaesousa.pt.

Rotas do transporte a pedido no concelho de Baião

  • Geguintes – Minhães – Ingilde – Almofrela – Baião (realiza-se às segundas-feiras e dias de feira municipal)
  • Casal (Lordelo) – Cimo de Vila – Picões (Boavista) – Baião (realiza-se às terças-feiras e dias de feira municipal)
  • Venda – Graça – São Domingos – Santa Marinha do Zêzere – Urgueira – Paçô – Pazide – (realiza-se às quartas-feiras e dias de feira municipal)
  • Outeiro – Vale de São Tomé – Mirão – Eiras – Paredes de Cima – Paredes de Baixo – Pousada – Louredo – Baião (realiza-se às quartas-feiras e dias de feira municipal)
  • Telões – Aldeia – Outoreça – Baião (realiza-se às sextas-feiras e dias de feira municipal)
  • Mafómedes – Furacasas – Avezudes – Bruzende – Baião (realiza-se às sextas-feiras e dias de feira municipal)