Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Autarquia de Baião assina protocolo para alunos com autismo

[avatar /]

Com o intuito de auxiliar as crianças com necessidades especiais, a autarquia de Baião, assinou um protocolo com a Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social.

As crianças frequentam a Unidade Especializada para alunos com Perturbações do Espetro do Autismo em Baião, pelo que este tipo de terapia complementa outros tratamentos e intervenções, e os seus benefícios são já amplamente reconhecidos, salienta a autarquia.

A presença dos animais, que funcionam como um elo entre o terapeuta e a criança, proporciona sensações de calma e descontração, diminuindo o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea, ao mesmo tempo que estimula a interação social e os níveis de atenção.

Segundo o vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro da Educação, José Pinho Silva, “O objetivo principal deste tipo de terapia visa o desenvolvimento das capacidades dos alunos, fomentando a atenção, motivação e autoestima, assim como reforçar os meios necessários na prossecução de terapias adequadas para alunos com necessidades educativas específicas. Como o Município não dispõe de recursos próprios para o fazer, assinamos este protocolo e esperamos que estas terapias assistidas por animais proporcionem momentos agradáveis às crianças, ao mesmo tempo que os ajudem a desenvolver e a ter uma melhor qualidade de vida”.

Alem deste protocolo, a autarquia também proporciona aos alunos portadores de autismo o acesso ao Centro Hípico de Baião e às Piscinas Municipais, bem como transporte para estes equipamentos públicos.