Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Projeto cultural Aldear tem início este fim de semana

 

Amanhã, o Aldear de Penafiel tem início às 16h00, no Parque de Lazer António Ribeiro, em Vila Cova, com uma mesa – centro cívico, uma atividade intergeracional dinamizada pela Visões Úteis com a comunidade sentada à volta de uma mesa simbólica, a conversar sobre histórias do passado e do presente. Segue-se um percurso artístico, uma caminhada pela visão da artista Ana Bento a partir das histórias da população local. Da Capela de Nossa Senhora do Rosário a Rubins, a artista e a comunidade exploram recantos e perspetivas únicas da aldeia. Junto à Igreja de Vila Cova. A tarde termina com a uma criação comunitária, um processo artístico participativo coordenado pela Discos de Platão e que reúne diversas coletividades da freguesia para uma obra contemporânea a partir da identidade local.

Os processos artísticos e o encontro comunitário de Penafiel contam com a participação do Grupo Coral de Vila Cova, do Grupo de Bombos S. Romão Vila Cova Penafiel, do Grupo Coral de Nossa Senhora do Rosário de Luzim, do Grupo Coral de São João de Luzim, do Grupo de Concertinas de São Romão de Vila Cova, do Grupo de Dança DanceMove, da Associação de Solidariedade Social de Vila Cova e da União de Freguesias de Luzim e Vila Cova.

No domingo, dia 6, às 16h00, o Aldear terá lugar na aldeia de Bustelo, em Paços de Ferreira. O Clube de Caçadores e Pescadores Amigos de Citânia é o ponto de encontro deste encontro comunitário, com uma mesa – centro cívico dinamizada pela Erva Daninha. Sob o mote Mastigar pedra, a comunidade contará histórias e partilhará iguarias da gastronomia local. Segue-se o percurso artístico, numa versão áudio-walk dinamizada pela Estrutura. Uma caminhada, escutando sons da aldeia, desde o centro de Bustelo até uma das pedreiras locais. Ao final da tarde, apresenta-se a criação comunitária desenvolvida pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora com a população, uma peça de teatro de rua, onde as marionetas e a acrobacia tomam o protagonismo, numa performance colaborativa entre artistas e a comunidade local.

Em Paços de Ferreira, estão envolvidos no projeto a Associação Folclórica Independente de Sanfins de Ferreira, o Agrupamento de Escuteiros de Sanfins, Eiriz, Carvalhosa e Figueiró e o Grupo Recreativo Amigos da Paz.

O Aldear é um projeto promovido pela CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, no âmbito da operação Cultura para Todos – Tâmega e Sousa, sendo cofinanciado pelo NORTE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.