Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

CHTS lança programa digital de enfermagem de reabilitação para utentes de Ortopedia

 O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) vai implementar um programa de Enfermagem de Reabilitação Tecnológico, o +PERTO, que surgiu da necessidade de encurtar distâncias e, de forma inovadora e pioneira, dar resposta de forma muito célere aos utentes submetidos a Artroplastia Total do Joelho do Serviço de Ortopedia. Segundo o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa  este serviço , vai permitir melhorar o conhecimento, aumentar a literacia em saúde, possibilitar uma adequada capacitação pré-operatória e recuperação pós-operatória. Com possibilidade de se tornar transversal a outros grupos e serviços, é no Serviço de Ortopedia que arrancará a implementação deste projeto, na procura de ainda melhores cuidados de enfermagem de reabilitação, onde a proximidade, disponibilidade e acompanhamento on-time são alguns dos seus pontos fortes.

Tiago Araújo e Elsa Rodrigues, enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação do Serviço de Ortopedia do CHTS, são os mentores deste projeto que, assumem, “estar na vanguarda de cuidados de saúde com qualidade, centrados no utente, personalização de serviços, humanização e rapidez na prestação de auxilio, foram fortes motivos para conhecer, compreender e acompanhar a revolução tecnológica que ocorre no mundo dos dias de hoje e que está em constante transformação”.

1. Programa de exercícios direcionados à reabilitação.

2. Secção de informações úteis com sistema de feedback.

3. Secção de monitorização e acompanhamento on-time.

4. Secção ‘’fale com o enfermeiro de reabilitação’’, um canal comunicacional que também permite assistir o utente e cuidador na tomada de decisão em aspetos tais como: dor, edema e ferida cirúrgica. Permite ainda a realização de videochamada para acompanhamento de exercícios em tempo real.

Segundo informações do CHTS, este serviço funciona da seguinta forma: depois da presença numa consulta de enfermagem pré-operatória, aceder à aplicação MyCHTS, através de um smartphone, de seguida clicar em +PERTO e, a partir daí, utente e cuidador podem aceder em qualquer lugar a um conjunto de informações úteis e de exercícios que vão contribuir para que estejam preparados para a cirurgia e para que recuperem a sua funcionalidade.

Como principais objetivos desta APP destacam-se a preparação física, psicológica, pré-operatória e aumento das capacidades da pessoa para uma melhor experiência cirúrgica, potencial, empoderamento no processo de reabilitação e recuperação pós- operatória do utente.