Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

A obra “Ricardo 214” será apresentado no próximo dia 7 de dezembro no Emergente Centro Cultural

No próximo dia 7 de Dezembro de 2021, às 21h00, o auditório do Emergente Centro Cultural de Marco de Canaveses será palco da apresentação da obra “RICARDO 214”, o livro de fotografia do artista/fotógrafo, Kuro Endo.

A  obra é inspirada e focada em Ricardo Almeida, um amigo do autor que residia em Marco de Canaveses. Ricardo faleceu no dia 7 de Dezembro de 2014, no quarto 214 dos Cuidados Continuados do Instituto Português de Oncologia do Porto.

Com uma premissa inicial de cariz mais jornalístico, o artista recolheu depoimentos e frases, que Ricardo proferiu a familiares, amigos e profissionais médicos exclusivamente durante aquele espaço temporal no quarto 214 dos Cuidados Continuados do IPO Porto.
Esses depoimentos, as frases e as conversas pessoais com o próprio Ricardo, foram depois trabalhadas pelo fotógrafo Kuro Endo num processo artístico gradual, de onde resultou a concretização física de 43 fotografias, exclusivamente captadas com máquinas e filme Polaroid SX-70.

Segundo a organização,  “o autor procurara nesta obra trabalhar e explorar várias temáticas entre as quais os conceitos de funcionamento da mente quando o Ser se encontra limitado a um espaço físico e de tempo extremamente reduzidos” referindo que o “resultado espelha o esforço dos sentidos e das memórias que lutam contra o tempo e contra a efemeridade e finitude do corpo, numa jornada inesperadamente bela e surpreendente.”

O fotógrafo Kuro Endo nasceu a 8 de Outubro de 1981 em Montereau-Fault-Yonne, França. Este é o seu primeiro livro. “RICARDO 214” é uma obra de autor, uma edição limitada a apenas 214 exemplares totalmente numerados e autografados.
Em caso de interesse, o livro estará disponível para aquisição no local do evento.