Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

O Iberian Ensemble atua na Igreja do Salvador de Cabeça Santa no próximo sábado dia 18

A Igreja do Salvador de Cabeça Santa em Penafiel recebe próximo sábado, 18, pelas 21 horas, um concerto do Iberian Ensemble.

Integrado no I Ciclo de Música Antiga pelo Interior do Património, o evento vai contar com a participação dos músicos Alexandre Andrade, no traverso, António Vidal, no oboé barroco, David Cruz, no violoncelo barroco, e João Ferreira, na teorba.

O Iberian Ensemble é um grupo de música antiga que dedica as suas atuações ao repertório dos séculos XVII e XVIII. Utilizando instrumentos da época, os seus programas procuram evidenciar os grandes compositores de referência europeia, bem como os mestres do barroco ibérico.

O repertório do I Ciclo de Música Antiga pelo Interior do Património conta com obras de, entre outros, Carlos Seixas (1704-1742), Domenico Scarlatti (1685-1757), Arcangelo Corelli (1653-1713) e Pedro António Avondano (1741-1788).

A entrada no concerto é gratuita, condicionada à lotação do espaço, por ordem de chegada.

A Igreja de Cabeça Santa, onde se realizará o concerto, é Monumento Nacional desde 1927, estando, segundo a Rota do Românico “ligada a uma devoção de D. Mafalda, filha do rei D. Sancho I, à relíquia de um personagem consagrado que aí se guardaria, a Cabeça Santa. Esta Igreja é um excelente exemplar para compreender a arquitetura românica portuguesa. O portal sul apresenta um saltimbanco, numa posição acrobática, figurando a dualidade entre o sagrado e o profano.”

O Ciclo de Música Antiga conta com o apoio da Direção-Geral das Artes, do Centro Cultural de Amarante, da Rota do Românico, da Direção Regional de Cultura do Norte, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda do Mosteiro de Arouca, da Diocese do Porto e das Câmaras Municipais de Baião e Figueira de Castelo Rodrigo.