Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

O Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto recebeu 8 professores no âmbito do projeto Erasmus+

O Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, em Cinfães, recebeu entre os dias 18 e 21 de janeiro, um evento do projeto Erasmus+ “Together… in the Winds of Change”, que visa o desenvolvimento de um conjunto alargado de atividades entre a escola de Cinfães (coordenadora do projeto) e escolas parceiras da Itália, Letónia, Roménia e Turquia, que segundo o agrupamento, tem o objetivo de “estabelecer laços de partilha entre instituições educativas de regiões periféricas da Europa.”
O projeto prevê a dinamização de eventos em cada um dos países, sendo que o primeiro evento realizado em Portugal se destinou apenas a professores das cinco escolas, com oito docentes das referidas escolas a deslocarem-se a Cinfães. O próximo evento irá realizar-se na Letónia e já irá contar com a presença de alunos das escolas parceiras incluindo um número previsto de 14 alunos do Agrupamento de Cinfães.
No evento realizado em Cinfães, foram dinamizados workshops relacionados com a inteligência emocional, a comunicação e expressão dramática, a avaliação formativa e a educação não formal, com o objetivo de possibilitar aos professores das cinco escolas deste projeto a tomada de contacto com novas estratégias pedagógicas, que possibilitem, assim, a melhoria dos níveis de motivação dos alunos para a aprendizagem.
Para além dos workshops, os professores deram a conhecer os sistemas educativos de cada um dos países presentes neste projeto Erasmus+, de forma a partilhar ideias inovadoras que levem à melhoria do processo educativo de cada escola. O evento teve ainda atividades de âmbito cultural, com destaque para a receção nos Paços do Concelho e a visita efetuada à aldeia típica da Gralheira. De referir que os professores estrangeiros tiveram a oportunidade de visitar o Centro de Apoio à Aprendizagem na área da Multideficiência, localizado no Centro Escolar de S. Cristóvão.
O projeto iniciou em setembro de 2020 e, segundo o Agrupamento, “muitas têm sido as atividades que os alunos têm desenvolvido nas áreas do saber-fazer e do saber-ser entre os alunos das cinco escolas.” O próximo evento está previsto para abril na Letónia com a ida de 2 professores e 6 alunos em representação da escola cinfanense. No total serão 14 alunos a poderem usufruir de uma experiência pedagógica Erasmus ao estrangeiro.
No âmbito desta visita, a Câmara Municipal de Cinfães também recebeu os docentes nos Paços do Concelho no dia 18 de janeiro.