Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Resultados das Eleições Legislativas de 2022 por concelho do Tâmega e Sousa

O Partido Socialista (PS) venceu as Eleições Legislativas de 2022 com maioria absoluta no Parlamento. O partido liderado por António Costa conseguiu 41,68% dos votos, nomeando 117 deputados. Segue-se o PSD que após proximidade nas sondagens apresentadas ao longo da campanha, surge com 27,80% dos votos, que equivale a 71 deputados.

Na luta pelo terceiro lugar surgiram mudanças, com o Chega a apresentar-se como a terceira força política, com 7, 15% dos votos, e 12 deputados eleitos, seguido da Iniciativa Liberal, com 4, 98% dos votos e 8 deputados. O Bloco de Esquerda cai para o quinto lugar, com 4,46% dos votos e 5 deputados, com a CDU a obter o pior resultado da sua história, com 4,39% dos votos e 6 deputados.

Apesar de obter mais votos que o Livre e o PAN, O CDS-PP obtém uma derrota histórica, com 1,61% das intenções de voto, não conseguindo eleger nenhum deputado na Assembleia da República. O PAN obteve 1,53% de votos, com um deputado eleito, e o Livre 1,28%, também com um deputado.

A coligação PPD/PSD.CDS-PP da Região Autónoma da Madeira elegeu 3 deputados (o único círculo eleitoral onde os Sociais Democratas venceram), e a coligação PPD/PSD.CDS-PP.PPM dos Açores elegeu 2 deputados.

Aos resultados finais, ainda falta a contagem total dos votos de eleitores no estrangeiro.

 Resultados da Região do Tâmega e Sousa: