Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Mosteiro de Ancede vai receber Feira de Gastronomia de Caça, do Arroz de Aba e dos Produtos da Quinta

O Mosteiro de Ancede, em Baião vai receber a primeira edição da Feira Agro Douro Verde, nos dias 10,11 e 12 de junho. Promover os produtos e as tradições locais, a agricultura, a pecuária, a caça e a pesca, são os principais objetivos do evento.

Desde Palestras sob as temáticas da vinha e do vinho, da agropecuária e dos recursos cinegéticos, passando por concurso de beleza de cães de caça, desfile de carro de bois ou um peddy paper “A descoberta do Mosteiro”, haverá espaço para animação musical com a Banda Marcial de Ancede, os grupos de concertinas “Foles e Cantares”, “Concertinas do Lameirão”, “Concertinas Joaquim Nogueira”, os grupos “Toka e Dança” e “Barro Negro” e a Tuna “Amigos de São Pedro”.

José Lima Soares, vereador responsável pelo pelouro dos Assuntos Económicos, refere que “esta é a primeira edição deste evento, que temos a certeza se irá afirmar como uma feira de referência na região. Terá uma forte componente agrícola e gastronómica, onde a caça, o arroz de aba e os produtos da quinta estarão em destaque.

O propósito principal é dar visibilidade a diversos produtores do território que estarão em exposição e promover igualmente momentos de reflexão, com palestras dedicadas à vinha e ao vinho, à agropecuária e aos recursos cinegéticos, com principal enfoque nos desafios e oportunidades associadas a estes setores de atividade.

É uma parceria entre a Câmara Municipal de Baião e a Cooperativa Dolmen e convido toda a gente a vir até Ancede, passar bons momentos com gastronomia de qualidade e vinhos de excelência, num cenário maravilhoso como é o Mosteiro de Ancede”, salienta José Lima Soares.

Cristina Vieira, Presidente da Dolmen, por seu lado, afirmou que “ ‘Produtos que marcam (as)gentes’ é um projeto âncora transversal inscrito na Estratégia de Eficiência Coletiva, do Programa PROVERE “Turismo para Todos”, que pretende dar corpo a um conjunto de ações e atividades complementares que visam a promoção e valorização de ativos gastronómicos locais, em articulação com outros ativos culturais, patrimoniais e naturais do território alvo, combatendo algumas das fragilidades diagnosticadas para este território, por via da coesão, a identidade, a valorização, a competitividade e capacitação territorial, fomentando desta forma o desenvolvimento económico e social sustentável do território.

Pretende-se valorizar cultural e economicamente os produtos endógenos, atribuindo-lhes acrescidos fatores de competitividade”, salienta Cristina Vieira.

O evento tem o apoio da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, da EPAMAC, do Clube de Caçadores de Baião, da Associação de Caçadores e Pescadores de Ovil e Loivos do Monte, da Associação de Caçadores, Pescadores e Proprietários de Ribadouro, da ANCRA -n Associação Nacional de Criadores da Raça Arouquesa e da ACRIBAIMAR – Associação de Criadores de Gado de Baião e Marco de Canaveses.