Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Baionenses já podem acompanhar em tempo real execução das medidas e ações que foram propostas em Programa Eleitoral

Com o objetivo de possibilitar aos munícipes acompanhar, em tempo real, a execução das medidas e propostas do Programa Eleitoral, 171 no total, para o presente mandato da autarquia baionense (2021-2025), já se encontra disponível a ferramenta digital “Compromissómetro”.

A autarquia baionense explica que conforme as medidas vão sendo executadas, o indicador em forma de velocímetro disponível na página principal do site da Câmara Municipal, apresenta a percentagem de medidas já concluídas. O “Compromissómetro” não se limita aos compromissos eleitorais. Consultando o separador “Ir mais além”, é possível conhecer um conjunto de medidas, obras ou ações que, apesar de não constarem do Programa Eleitoral, foram novas oportunidades identificadas pela autarquia como concorrendo para o interesse público.

É também possível consultar as intervenções em todas as freguesias do concelho de Baião realizadas por Contratos Interadministrativos, Empreitadas, Administração Direta ou pelas Juntas de Freguesia.

O “Compromissómetro” é atualizado regularmente e está dividido em 9 temáticas:

– Ambiente urbano e mobilidade;

– Bem-estar animal;

– Democracia mais participativa, relação com Associativismo e Agentes Locais de

Desenvolvimento;

– Economia e Investimento;

– Educação, juventude e desporto;

– Modernização administrativa e desburocratização;

– Património e cultura;

– Recursos do território, florestas e biodiversidade;

– Saúde, apoio sénior, empreendedorismo e inovação social;

Segundo o edil baionense, Paulo Pereira, mentor desta ideia que já tinha sido implementada no mandato anterior, este instrumento existe porque “importa honrar os compromissos. E porque importa a informação, a transparência, o rigor, a proximidade, indicadores de respeito pelos cidadãos.”

“Este projeto foi implementado no mandato anterior, porque este Executivo reconhece a necessidade e a importância de informar os baionenses sobre a evolução dos processos de execução das várias medidas apresentadas no nosso Programa Eleitoral de forma simples, com transparência e rigor”, realça o autarca.

De sublinhar que o “Compromissómetro” respeitante ao mandato de 2017 a 2021 registou um valor de 99% dos compromissos assumidos, como executados ou em execução à data de corte de 26 de setembro de 2021.

“A simplificação dos textos apresentados e a clarificação dos compromissos para mais facilmente serem avaliados pelos cidadãos é um aspeto fundamental desta ferramenta, que não se esgota nos compromissos eleitorais. Também é possível consultar um conjunto de medidas, obras ou ações que, apesar de não constarem do Programa Eleitoral, estão também previstas, tal como as intervenções executadas em todas as freguesias e respetiva responsabilidade, numa articulação profícua com os autarcas de freguesia”, explicou Paulo Pereira.

Retomando um hábito interrompido pela pandemia, este ano regressam as sessões de prestação de contas em todas as freguesias. Paulo Pereira irá fazer um périplo por todas, num exercício de proximidade e transparência, uma vez que entende que “a gestão do executivo quando sujeita a avaliação pública, tem efeitos benéficos sobre a própria organização e quem nela possui responsabilidades. É um exercício de autocontrolo executado com transparência e rigor”.

Na opinião do edil baionense, “Sou político e gosto. No entanto, só concebo a ação política, quando esta é pensada para os cidadãos, até porque apenas estamos aqui, porque temos pessoas a quem servir. As autarquias existem para encontrarem as respostas mais indicadas e eficazes para as pessoas, e estas só podem avaliar o desempenho de um político, quando o próprio disponibiliza toda a informação, atualizada, de forma transparente e a qualquer momento. Este ato de reforço da democracia é algo que aqui em Baião nunca descuraremos”.

A ferramenta “Compromissómetro” pode ser consultada em: https://www.cm-baiao.pt/compromissometro-2021-2025/