Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Penafiel Verde E.M. assinou “Declaração de compromisso para a adaptação e mitigação das alterações climáticas nos serviços de águas”

Decorreu no Pavilhão da Água, no Porto, a assinatura da “Declaração de compromisso para a adaptação e mitigação das alterações climáticas nos serviços de águas”, por parte da Penafiel Verde E.M.

O compromisso, elaborado pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), envolve várias entidades gestoras e municípios, a nível nacional, e tem como objetivo promover uma transição ecológica justa, competitiva e inclusiva na área das alterações climáticas.

Para Alexandra Almeida, Presidente do Conselho da Penafiel Verde E.M., a assinatura deste compromisso representa mais um passo importante para a sustentabilidade do ciclo urbano da água, “Enquanto entidade gestora, a nossa Empresa Municipal tem um papel preponderante na gestão e valorização do recurso hídrico mais vital para a nossa vida. Ao assinarmos esta declaração reforçamos a nossa missão de proteção do ciclo urbano da água, face aos desafios que atualmente vivemos. Todos nós devemos adotar um uso eficiente, consciente e sustentável da água.

Através desta ação conjunta, a Penafiel Verde E.M. está a implementar medidas estratégicas de mitigação, destacando-se a redução do número de perdas de água e a melhoria da eficiência hídrica; o reforço da cobertura da rede de águas residuais no concelho; o controlo de afluências indevidas no sistema de saneamento; entre outras. As medidas estão a ser executadas em todo o concelho de Penafiel e visam proteger e tornar mais resiliente, todo o sistema de abastecimento de água e drenagem/tratamento das águas residuais.

Na cerimónia estiveram presentes o Conselho de Administração da Penafiel Verde E.M., entre outras entidades.