Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

CIM do Tâmega e Sousa promove amanhã o IV Encontro de Partilhas de Boas Práticas em Educação do Tâmega e Sousa

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), em articulação com a Câmara Municipal do Marco de Canaveses e o Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Marco de Canaveses e Cinfães (CFAE MarcoCinfães), organiza amanhã, dia 28 de junho, o IV Encontro de Partilhas de Boas Práticas em Educação do Tâmega e Sousa, relativo  ao tema “O contributo do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar no Tâmega e Sousa (PIICIE do Tâmega e Sousa) na transformação digital”.

O Encontro decorrerá em formato online, via plataforma Zoom, entre as 13h45 e as 17h00, e está inserido na estratégia educativa do projeto TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti], promovido pela CIM do Tâmega e Sousa em estreita articulação com os municípios, as escolas e agentes educativos da região.

Segundo a CIM do Tâmega e Sousa, o programa, que “tem por base a partilha de boas práticas e experiências junto dos líderes educativos da região, coloca em debate a questão da transformação digital e da utilização da tecnologia ao serviço da educação. A crescente digitalização com que a sociedade se depara implica que a escola se mantenha próxima das novas tecnologias e de novas formas de aprendizagem que possibilitem a aquisição de competências inerentes aos desafios atuais.”

O PIICIE do Tâmega e Sousa contemplou duas ações de integração da tecnologia nos processos de ensino: a dinamização de atividades de programação e robótica e a criação de ambientes educativos inovadores, as chamadas salas educativas do futuro. No quadro deste Plano foram também ministradas ações de capacitação de docentes que tiveram por objetivo desenvolver competências necessárias à efetiva integração da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem, fomentar a criação de conteúdos educativos digitais para o ensino e identificar cenários de inovação pedagógica com o uso de tecnologias móveis e espaços de aprendizagem flexíveis.

O encontro irá reunir um conjunto de especialistas académicos e institucionais ligados à educação e, mais concretamente, à educação digital, pretendendo refletir sobre o contributo deste Plano no desenvolvimento de competências digitais dos alunos e dos docentes e na implementação de metodologias de educação STEAM, um modelo de ensino focado em cinco disciplinas fundamentais: ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Será ainda feita uma abordagem relativamente aos desafios e oportunidades vindouros neste contexto, ao posicionamento do professor na era digital e, por último, compreender o caminho das políticas educativas perante uma sociedade em constante mutação.

A participação no Encontro é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Os interessados poderão inscrever-se através do sítio da internet da CIM do Tâmega e Sousa, em www.cimtamegaesousa.pt.

Este Encontro é reconhecido e certificado pelo CFAE MarcoCinfães como ação de formação de curta duração, relevando para efeitos de progressão na carreira e de avaliação de desempenho docente previstos no Estatuto da Carreira Docente dos Educadores de Infância e dos Professores do Ensino Básico e Secundário, ao abrigo do Despacho n.º 5741/2015 de 29 de maio.

O IV Encontro de Partilha de Boas Práticas em Educação insere-se na estratégia educativa TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti], promovida pela CIM do Tâmega e Sousa, sendo cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.