Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Penafiel- Olimpíadas da Programação e Robótica reuniram crianças de todos os agrupamentos de escolas do concelho

Inserido no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), decorreram no Centro Escolar de Penafiel, as primeiras Olimpíadas da Programação e Robótica.

A atividade “Iniciação à Programação e Robótica” reuniu 50 alunos do do 3º e 4 º anos dos Agrupamentos de Escolas da Joaquim de Araújo, Pinheiro, António Ferreira Gomes, Penafiel Sudeste e Paço de Sousa.

Para o Vereador com o pelouro da educação da Câmara de Penafiel, Rodrigo Lopes, “Num mundo cada vez mais tecnológico, achamos importante incluir este projeto no PIICIE e levar a programação e robótica aos nossos alunos. O feedback tem sido extremamente positivo e temos convicção de que é um estímulo para a boa aprendizagem das crianças. Com estas olimpíadas, quisemos, sobretudo, promover uma competição saudável, um convívio entre as crianças dos diferentes agrupamentos.”

No final, todos os participantes receberam uma t-shirt, um diploma e uma medalha de participação.

Recorde-se que a Câmara de Penafiel, através do pelouro da Educação, lançou, em 2019, o PIICIE – um projeto alargado e pioneiro, direcionado para a promoção do sucesso escolar, através de ações diversificadas, com o recurso às novas tecnologias, às artes e outras atividades, que são complementares ao currículo regular. O programa é comparticipado no âmbito do NORTE2020 pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).