Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Teatro do Montemuro apresenta Escrita em Cena no Auditório Municipal de Cinfães

Sob o mote Escrita em Cena e inserido no ciclo do Festival Inventa, o Auditório Municipal de Cinfães recebe no próximo dia 8 de outubro, pelas 21h30, a peça “Socalcos” a cargo do Teatro do Montemuro. A entrada é gratuita e tem a duração de 1h30 min.

Sinopse:

Quem construiu os socalcos do vinho do Porto? Foram os Titãs, respondem alguns, recorrendo à Mitologia. Outros dizem de forma talvez vaga que foi o Homem. Outros ainda, mais prosaicos, afirmam sem hesitar que foram os socalqueiros. Nós não avalizamos nenhuma das três respostas, mas respeitamos e registamos todas. E para ajudar a uma melhor resposta, recorremos a um conto de Soeiro Pereira Gomes (1909-1949) que fala no trabalho brutal e maravilhoso que foi a edificação desses mesmos socalcos. Quem construiu os socalcos do Douro? Foi também a pergunta recorrente do Barão de Forrester (1809-1861), durante as repetidas incursões topográficas que empreendeu, até desenhar o monumental Mapa do Douro Portuguez e Paiz Adjacente.

O espetáculo Socalcos acompanha uma dessas viagens pelo interior de entre Douro e Minho, com personagens tão inesperadas como o jovem Serpa Pinto (1846-1900), também ele amante da topografia, o salteador Zé do Telhado (1818-1875), também ele amigo dos solares ricos da região, o Abade de Jazente (1719-1789), recordado em alguns dos seus poemas, e, como personagem principal, a gente do povo das paragens do Douro, Tâmega e Sousa.
A música e a culinária, claro, são sempre companhia durante o percurso. As peripécias da viagem são narradas pelo homem que veio a salvar a Ferreirinha (1811-1896) da ira das águas do rio, no naufrágio onde morreu “a Gertrudes, um thesouro que a voragem engoliu”, nas palavras do seu amigo Camilo Castelo Branco (1825-1890).