Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Já são conhecidos os vencedores 3ª edição Concurso Gastronómico “Petiscando” em Penafiel

Já são conhecidos os vencedores da terceira edição do Concurso Gastronómico “Petiscando” em Penafiel, que decorreu ao longo do mês de outubro.

O Restaurante Rocha, na Vila de Abragão, foi o vencedor do Prémio Júri, que este ano contou com a presença de um técnico da área da gastronomia que tinha a seu cargo 50% da votação, com a organização a ficar com outros 50 % (AEP 25% e CM Penafiel 25%). O petisco “Rabo de Boi em Pão Torrado” venceu com 59,75 pontos, seguindo-se no segundo lugar o petisco “Arancini de Bacalhau com molho Tártaro” da Cantina do IPI com 57 pontos. O terceiro lugar pertenceu ao petisco Folhado de Queijo da Serra c/ Redução de Vinho do Porto, do restaurante Plaza Grill com 56,75 pontos.

Segundo a Associação Empresarial de Penafiel (AEP) “os locais aderentes tiveram um destaque na imprensa local e nacional que superou as 100 mil visualizações com os programas televisivos e reportagens escritas publicadas nas redes sociais Facebook e Instagram da AEP”.

Nesta terceira edição, o Passaporte Roteiro Gastronómico passou a ser digital com a novidade da APP Petiscando que se revelou ser um sucesso quer pela facilidade da votação do público (que o fez com boa adesão e com a possibilidade de se saberem os resultados no momento) quer pela forma como conseguiu dar visibilidade aos espaços aderentes.

Na avaliação feita pelo público que degustou os petiscos, saiu vencedor o espaço Campu’s Caffé, em Penafiel, e o seu “Prego em Bolo de Caco”, com 4,851 pontos, em disputa direta com o segundo lugar, o Pasta & Basta, que arrecadou 4,848 pontos. Apresentamos os valores desagregados (média das estrelas arrecadadas ponderada pelo número de votações) uma vez que o ranking apresentado na APP arredonda a classificação a duas casas decimais (4,85).

Para o presidente da direção da Associação Empresarial de Penafiel, Nuno Brochado “O Petiscando tem vindo a demonstrar que o concelho de Penafiel é uma referência na gastronomia nacional, e a prova é que os empresários referem que recebem clientes de vários pontos do norte do país para provar os petiscos. Para a AEP, o balanço é novamente  positivo, com a certeza que todo o investimento nos nossos associados traz resultados para todos”, explicou, acrescentando que “este evento tem sempre margem de crescimento pela qualidade dos nossos espaços gastronómicos e pela aposta no turismo do nosso concelho”.

A entrega de prémios aos vencedores será feita ainda no mês de novembro, em data a ser divulgada brevemente, refere a AEP.

«Prémio Júri»

1o Lugar (59,75 pontos):

RESTAURANTE ROCHA – RABO DE BOI EM PÃO TORRADO

Prémio: Uma noite em alojamento local para 2 pessoas com jantar.

2o Lugar (57 Pontos):

CANTINA DO IPI – ARANCINI DE BACALHAU COM MOLHO TÁRTATO

Prémio: Uma noite em alojamento local para 2 pessoas

3o Lugar (56,75 Pontos):

PLAZA GRILL – FOLHADO DE QUEIJO DA SERRA C/ REDUÇÃO DE VINHO DO PORTO

Prémio: Passeio no Rio Douro para 2 pessoas

«Prémio Público»

1o Lugar (4.851 pontos)

CAMPU’S CAFFÉ – PREGO EM BOLO DE CACO

Prémio: Publirreportagem em TV Local