Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Dolmen realizou seminário “Desafios na Atividade Apícola”

Com destaque para as exigências, desafios e oportunidades da atividade apícola face à legislação em vigor, a Dolmen realizou no passado dia 12 de novembro, o seminário “Desafios na Atividade Apícola”.

A sessão de abertura esteve a cargo do Vice-Presidente do Município de Amarante, Jorge Ricardo, e do Presidente da Dolmen, Gabriel Carvalho, que salientaram a importância e a pertinência do tema em debate para o bem-estar das comunidades e do ambiente.

Gabriel Carvalho relembrou ainda que “o trabalho realizado em parceria com a comunidade científica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tem enaltecido, significativamente, a missão da Dolmen junto da população, nomeadamente, dos nossos apicultores que enfrentam atualmente diversas adversidades na sua atividade.”

Presidente da Dolmen- Gabriel Carvalho.

O coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil de Amarante, Hélder Ferreira, deu a conhecer a atuação da Proteção Civil no combate à vespa, apresentando a evolução desta problemática partilhando as estratégias que têm vindo a ser adotadas na sua mitigação, apresentando os equipamentos e meios utilizados.

José Aranha, Professor da UTAD e coordenador científico do projeto, apresentou o ponto de situação dos resultados da investigação que tem sido efetuada ao longo dos últimos anos.  Abordou também a importância de armadilhar junto dos apiários e os métodos mais eficazes, realçando as harpas eletrificadas que servem para eletrocutar as vespas que atacam as abelhas na entrada das colmeias. As harpas têm provado diminuir significativamente a predação, permitindo a saída das abelhas.

Alexandre Vieira, Presidente da Associação de Apicultores do Marão e empresário apícola, abordou a complexidade e as exigências da atividade apícola face à legislação em vigor.

Por fim, houve ainda um momento de reflexão, onde os apicultores e empresários apícolas Tiago Morais e Alexandre Morais, partilharam o seu testemunho nos Desafios e Oportunidades sentidas no setor.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do Grupo Operacional – Controlo e minimização de prejuízos da espécie invasora Vespa velutina nigrithorax na produção apícola, sendo cofinanciado pelo PDR 2020.