Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Município de Baião pretende desenvolver projeto-piloto para reaproveitamento de águas residuais

A Câmara Municipal de Baião reuniu, no dia 23 de novembro, com a SIMDOURO (Saneamento do Grande Porto), com vista ao desenvolvimento de um projeto-piloto de reaproveitamento de águas residuais tratadas nas ETAR´S do concelho através da instalação de reservatórios, de forma faseada. Esta água armazenada, servirá depois para fins como lavagem de pavimentos, lavagem de viaturas, regas, entre outros, evitando assim a utilização de água potável.
Segundo a autarquia, “a procura crescente de água, os efeitos adversos das alterações climáticas, com situações de seca prolongada cada vez mais intensas, obriga a uma reflexão sobre o uso sustentável dos recursos hídricos. A reutilização constitui uma origem alternativa, contribuindo para o uso sustentável dos recursos hídricos, na medida em que permite a manutenção de água no ambiente, em linha com os princípios da economia circular.”
A autarquia de Baião coloca este projeto em linha com o processo de certificação de Baião como Destino Sustentável e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pelas Nações Unidas, entendendo esta medida como um “pequeno, mas importante e simbólico contributo”.
A autarquia esteve representada pelo Presidente da Câmara, Paulo Pereira, Chefes de Divisão e Green Team. Da parte da SIMDOURO estiveram presentes Vitor Dias, Administrador Executivo, João Vilaça, Diretor de Exploração, e Rego Costa, Diretor de Engenharia. Da reunião resultou a definição dos próximos passos, designadamente a obtenção de licenciamento por parte da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e a realização de uma avaliação de risco considerando o destino final da água fornecida.