Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

O Município de Baião levou a cabo uma reunião relativamente à Eletrificação da Linha do Douro entre Marco de Canaveses e Régua

A Câmara Municipal de Baião levou a cabo uma análise ao projeto da Eletrificação da Linha do Douro entre Marco de Canaveses e a Régua, numa reunião de trabalho realizada na Câmara de Baião, entre o Presidente, Paulo Pereira, vereadores, técnicos do Município e responsáveis da Infraestruturas de Portugal (IP). Segundo a autarquia baionense, o “documento está concluído, apontando-se como possibilidade o lançamento da empreitada para o início do próximo ano.”

A obra pretende a redução do tempo de ligação entre o Porto e a Régua, assim como uma maior comodidade dos seus utilizadores ao incorporar equipamento mais moderno. Os trabalhos a realizar terão especial atenção na componente turística e ambiental, com a introdução de soluções que mitigarão os impactos visuais, valorizando de forma substancial a componente do rio Douro, ativo importante no desenvolvimento económico da região.

Está também prevista a renovação integral da via, incluindo as plataformas, a incorporação de estruturas de suporte para sinalização e telecomunicações, o rebaixamento de via-férrea ou a substituição de quatro passagens superiores, assim como intervenções nas estações e apeadeiros e criação de lugares de estacionamento.

O edil baionense considera o investimento “estrutural e fundamental para a melhoria da mobilidade, conforto, segurança e qualidade de vida para as nossas populações, assim como para a atratividade e desenvolvimento económico de Baião”

Destacando também “a importância da obra para a sustentabilidade turística da região, atendendo a que estudos encomendados pela Infraestruturas de Portugal apontam para um crescimento de 104% do número de passageiros/utilizadores da linha do Douro até 2051”, adiantou o autarca.  “Em face destes números, avizinham-se grandes desafios que serão decisivos para Baião e para a região”, concluiu Paulo Pereira.