Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Conheça aqui as iniciativas de Carnaval na região

Cinfães:

No concelho de Cinfães, no lugar de Pindelo, freguesia de Nespereira, o Carnaval volta a sair à rua depois de quatro anos de interregno. O desfile está agendado para domingo, a partir das 14.00 horas, e é organizado pelo Grupo Cultural e Desportivo de Pindelo, com a colaboração de outras coletividades da freguesia e com o apoio da junta local.

A Associação Sócio-cultural “Pérola do Campo”, em Sanfins, Santiago de Piães, realiza a Festa de Carnaval, na terça feira, dia 13, com destaque para a “Corrida dos Compadres”, para o “Enterro” e a leitura do testamento. Está também prevista animação musical.

Na aldeia de Pias, na freguesia de Cinfães, também se vive a folia do Carnaval. No domingo realiza -se a “Corrida do Compadre”. No dia 12 tem lugar um Baile de Máscaras e no dia 13 o Desfile de Carnaval.

Castelo de  Paiva:

Hoje o Agrupamento de Escolas da sede do concelho e o Centro Social e Paroquial de Sobrado juntam-se no Largo do Conde, no centro da vila, para o desfile das escolas.

Em Oliveira do Arda, hoje também é dia de folia carnavalesca, com o Agrupamento de Escolas de Couto Mineiro e Pejão e com a participação do Centro Social local.

Na segunda feira, dia 12, pelas 14:00 horas,  o gabinete local da Rede Social dinamiza, no pavilhão municipal,  um Desfile/Baile de Carnaval com os utentes das várias IPSS do concelho.

Na tarde de terça feira, no Largo do Conde, a partir das 14.30 horas, a Câmara Municipal realiza algumas iniciativas para assinalar o Entrudo. Estão previstos concursos de mascaras e de carros alegóricos, pinturas faciais, distribuição de prémios e animação musical.

Em Pedorido, na terça feira de Carnaval, volta a cumprir-se o Enterro do Entrudo. Em várias freguesias do concelho, realizam-se bailes de Carnaval.

Baião:

Baião festeja o Carnaval na tarde do próximo domingo. Numa organização da Câmara municipal, o corso carnavalesco anima as ruas da vila a partir das 14.00 horas. No desfile vão participar foliões vindos de várias freguesias do concelho para colorir o centro da vila. O cortejo parte da feira do Tijelinho e vai terminar na Praça do Município com a atuação do grupo musical “ O Estaleiro”. É na praça que vai ter lugar o maior convívio e a entrega de troféus aos grupos participantes no cortejo. A circulação de trânsito na vila de Baião estará sujeita a condicionantes a partir das 14.00 horas.

O Carnaval de Ancede vai também voltar às ruas da freguesia na terça feira. O desfile parte do Mosteiro de Stº. André, às 14.00 horas e termina no Parque de Jogos da Associação Desportiva local.

Resende:

Em Resende, o Carnaval de Loureiro regressa à vila no sábado e no domingo. A animação começa no sábado, às 22.00 horas no Largo da Feira, com o Velório da Comadre e do Compadre. No domingo, dia 11, a partir das 15.00 horas, as ruas da vila vão ser invadidas pelo habitual corso carnavalesco composto de carros alegóricos.

Marco de Canaveses

Hoje, sexta feira, as escolas do concelho saem à rua para assinalar o Carnaval em várias freguesias.

Terça feira, dia 13,  realizam-se iniciativas carnavalescas em várias freguesias do concelho.

Penafiel

Na freguesia das Termas de São Vicente, o cortejo de Carnaval realiza-se no próximo domingo, a partir das 15.00 horas, com saída do Hotel das Termas de São Vicente e passagem na E.N.106 até ao lugar das Ponte das Cabras, regressando à unidade hoteleira. Este desfile vai contar com a participação de cerca de 400 foliões. A iniciativa é organizada pelo Grupo de Teatro Amador de São Vicente de Pinheiro, com o apoio da Câmara de Penafiel.

No dia de Carnaval, 13 de fevereiro, a Associação para o Desenvolvimento de Santiago de Subarrifana, promove o tradicional desfile de Carnaval, nas principais ruas da cidade.
O corso carnavalesco vai sair de Santiago de Subarrifana, às 14.00 horas, com centenas de foliões, cinco carros alegóricos e três grupos de bombos.

Também na terça feira de Carnaval, às 14.30 horas, a freguesia de Rio de Moinhos, organiza o corso carnavalesco, com cerca de 500 foliões. O desfile começa no Pavilhão Desportivo Municipal de Rio de Moinhos, seguindo em direção à Avenida da Vista Alegre, passando pela Avenida de Cans, Largo do Carvalhal e Praça 20 de junho.

(Foto: Banco de Imagens Pixabay)