Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Cinfães inaugura armazém para comércio de produtos agrícolas

Foi inaugurado esta manhã, no Centro Empresarial e Tecnológico de Cinfães, um espaço para a comercialização de produtos agrícolas nos mercados nacionais e internacionais. A proprietária do entreposto é a “Elegantespontâneo, Lda”, empresa gerida pelo empresário francês Hervé Chaminade e pela esposa Alice Fernandes, natural do concelho de Cinfães. A partir de agora, os agricultores e produtores cinfanenses e de territórios vizinhos têm ao seu dispor um equipamento adequado ao armazenamento e distribuição dos seus produtos.

A empresa está a laborar desde o verão de 2017, tendo já exportado algumas toneladas de produtos. Na cerimónia de apresentação foi revelado que as encomendas de produtos têm vindo a aumentar de forma considerável. Por exemplo, no caso dos mirtilos, existem nesta altura encomendas a rondar as 30 toneladas.

Durante a apresentação, o responsável pelo espaço comercial, Tiago Correia, sublinhou que a intenção é “permitir que o produtor tenha um escoamento direto, recebendo um valor proporcional ao produto que apresentar” . O responsável enalteceu a qualidade dos produtos do concelho de Cinfães e de municípios vizinhos, “que a Europa precisa de conhecer melhor”, sublinhou. Tiago Correia explicou ainda que, do local de recolha, sairão para França produtos sempre frescos que depois seguirão para outros países do centro da Europa, tais como a Bélgica, Luxemburgo, Suiça e Alemanha. É também intenção da empresa ajudar a criar uma via para que as superfícies comerciais do concelho optem por comercializar produtos agrícolas de Cinfães, diminuindo as importações. Para o Presidente da Câmara, Armando Mourisco, o novo equipamento é mais um exemplo que testemunha o crescimento da economia do concelho de Cinfães. Armando Mourisco acrescentou que “os cinfanenses andaram muito tempo sem perceberem o potencial da sua terra e sem aproveitarem os recursos nela existentes”, frisou. O autarca referiu também que,“ a partir de agora, os produtores e agricultores têm ao seu dispôr um espaço através do qual podem escoar a sua produção”. Armando Mourisco aproveitou a cerimónia para anunciar que, em breve, juntamente com o restante executivo, membros da Assembleia Municipal e técnicos do Município irá visitar os investimentos que têm sido concretizados no concelho.