Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Gestaçô inaugura 2 obras e homenageia as gentes da terra

Foram inauguradas em Gestaçô, duas novas obras, com o objetivo de requalificar os monumentos e homenagear as gentes da terra. Em Furacasas foi inaugurado o Monumento de Almocreve, uma pretensão muito antiga na população. Até há data, o então lugar onde se encontra agora o renovado monumento estava repleto de ervas e sem utilidade. São os próprios populares que o afirmam, destacando o excelente trabalho ali desenvolvido.

Além de homenagear as pessoas da terra, o lugar onde o monumento está localizado serve também para zona de lazer. Os trabalhos compreenderam, a execução de um muro de suporte, a pavimentação dos terrenos a cubo de granito, o ajardinamento, a colocação de mobiliário urbano – mesas de madeira e uma papeleira – e do monumento escultórico em aço, recortado a laser, constituído pelas figuras do “Almocreve” e do “Burro”, acompanhados pela respetiva placa com a fundamentação histórica, segundo informações do Município de Baião.

“Gestaçô era, à altura, o território que mais contribuía com impostos para o concelho, por meio do trabalho das dezenas de Almocreves que por cá viviam e também dos bengaleiros. Conto em Gestacô, atualmente, pelo menos dois destes Almocreves, ainda vivos, que contam histórias fabulosas destes tempos e que nos dizem muito sobre a forma como se vivia naquela altura. A homenagem ao Almocreve parece-me mais do que justa e a população está muito feliz ”, referiu António Bento.

Paulo Pereira corrobora da mesma opinião realçando o facto “do Almocreve fazer parte da história e identidade baionense. Preservar essas memórias, honrando-as, faz parte da nossa missão. A evocação à figura do Almocreve é uma forma de lhe reconhecermos a importância sócio económica que teve numa altura em que as condições de vida eram muito duras”. E complementa: “a sua importância foi de tal ordem que se manifestou, também, na preservação das tradições. Antes da madrugada aparecer, já o almocreve emparelhava os bichos e seguia o seu caminho”. O autarca falou, emocionado, durante a inauguração, lembrando o seu pai, já falecido, que também foi Almocreve. “Esta é também uma homenagem ao meu pai”, partilhou.

No dia 14 de Julho, foi inaugurado o arranjo exterior junto da Capela de Nossa Senhora da Graça, a Praceta Padre Ramos e Padre Augusto, na Rua Nossa Senhora da Graça, junto à capela da mesma invocação. obra vem trazer outra dinâmica às imediações da Capela, respeitando a sua simbologia e acolhendo com mais conforto e segurança todos os que ali se deslocam.

A inauguração contou com a bênção do pároco da freguesia, Jorge Coutinho, e com as presenças de vários técnicos do município, que acompanharam os trabalhos desde o início.