Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

CIM do Tâmega e Sousa lança projeto-piloto e cria boas práticas de eficiência energética

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) com sede em Penafiel, consciente das preocupações ambientais atuais, procedeu à elaboração e consequente instalação de várias soluções de reabilitação energética, que têm como objetivo diminuir os elevados consumos de energia elétrica.

Para tal, procedeu à instalação de um sistema fotovoltaico, para a produção elétrica no modo autoconsumo e a iluminação do tipo convencional pelo modo LED. A intenção é reduzir o consumo de energia elétrica em 60% bem como reduzir anualmente  as emissões de CO2 em 6,45 toneladas por ano.

Este é um projeto-piloto, realizado no âmbito do Rehabilite- Plataforma Transnacional de Apoio ao Financiamento em Reabilitação Energética, um consórcio europeu na área da eficiência energética, que conta com a CIM do Tâmega e Sousa como parceiro.

Estas medidas têm como objetivo, a longo prazo, a implementação de fontes de energias renováveis em edifícios públicos e privados, através do desenvolvimento de instrumentos financeiros, assentes em fundos comunitários destinados à promoção e reabilitação da sustentabilidade energética.