Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

Greve dos motoristas dia 12 de agosto: saiba quantos litros pode transportar de combustível

A greve dos motoristas de matérias perigosas está marcada para o próximo dia 12 de agosto. Levanta-se nesta altura, uma grande questão: quantos litros vai poder abastecer?

Se está com ideias de transportar combustível em jerricans saiba que o máximo que pode transportar são apenas 10 litros. Segundo o Decreto-Lei n.º 41-A/2010 ponto 6 “considera-se forma de transporte atípica o transporte de combustível que não se encontre no reservatório de um veículo, ou num recipiente de reserva apropriado, até ao limite de 10 l, bem como o transporte de produtos líquidos para aquecimento que não seja efectuado em camiões-cisterna utilizados por operadores profissionais”.

É também proibido guardar em casa vários litros de combustível. Segundo o Decreto-Lei n.º 41-A/2010: nas arrecadações dos condóminos é proibido armazenar: líquidos combustíveis cujo ponto de inflamação seja inferior a 21º C (ex. gasolina); líquidos combustíveis cujo ponto de inflamação esteja compreendido entre 21 e 55º C, em quantidades superiores a 10 l (ex. o gasóleo); líquidos combustíveis cujo ponto de inflamação seja superior a 55º C, em quantidades superiores a 20 l e gases combustíveis ou tóxicos.

O incumprimento destas regras, para além da responsabilidade civil, criminal ou disciplinar, conforme o caso, constituem contra ordenações que podem oscilar entre os 180 e 3700 Euros.