Procurar
Close this search box.

87.8 e 88.5


















FM

José Luís Carneiro apresentou o seu livro “Valorizar os Portugueses no Mundo: por uma estratégia partilhada 2015-2019” em Baião

José Luís Carneiro, Presidente da Assembleia Municipal de Baião e Secretário de Estado das Comunidades, apresentou no passado dia 14 de agosto o seu livro intitulado “Valorizar os Portugueses no Mundo: por uma estratégia partilhada 2015-2019”. Sob a chancela da Casa da Moeda e com prefácio do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o livro procura ilustrar o potencial da diáspora portuguesa na afirmação de Portugal no mundo e, ainda, no desenvolvimento local, regional e nacional do País.

José Luís Carneiro assina esta publicação intitulada “Valorizar os portugueses no mundo: Por uma visão estratégica partilhada – 2015-2019”, que traduz um balanço dos quatro anos de mandato à frente da Secretária de Estados das Comunidades, uma prática que embora rara na maior parte dos que exercem cargos políticos, José Luís Carneiro sempre assumiu nos mandatos públicos que até hoje cumpriu. Coube a Pereira Cardoso, ele próprio filho de emigrantes no Brasil, lembrando o seu pai, fazer a apresentação do livro, que retrata também a visão da emigração.

José Luís Carneiro, enalteceu o trabalho que está a ser realizado pelo município, também no domínio do apoio aos emigrantes, referindo que o seu livro é “uma homenagem aos portugueses no mundo e uma prova do esforço realizado por todas as instituições da República para lhes garantir uma cidadania mais qualificada e uma democracia mais aberta à participação de todos, de que o exemplo do recenseamento automático é prova material”, salientando que o livro se divide em quatro partes, uma que procura mostrar o potencial dos portugueses no estrangeiro; outra, que ilustra os serviços consulares e diplomáticos ao seu serviço; uma terceira que procura mostrar a importância da cooperação entre todos os serviços do Estado e, por último, três exemplos de apoio e proteção consular em situações mais difíceis: a Venezuela, o Brexit e Moçambique por altura do furacão Irma. Estes exemplos, “servem para mostrar uma metodologia de trabalho que se tem vindo a aplicar a centenas de situações que ocorrem diariamente em todo o mundo”.

José Luís Carneiro é licenciado em Relações Internacionais, mestre em Estudos Africanos e doutorando em Ciência Política e Administração. É, ainda docente Universitário na U. Lusíada e no ISCIA (Aveiro), com funções suspensas.